Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34266
Tipo: | TCC |
Título: | O uso das ferramentas virtuais não exclusivas a aprendizagem (FVNexA) no ensino de língua portuguesa no período pandêmico |
Autor(es): | Silva, José Carlos Fonseca da |
Primeiro Orientador: | Silva, Jorgevaldo de Souza |
Resumo: | No cenário educacional atual, é essencial promover a formação de cidadãos críticos e conscientes. E com a evolução dos recursos de aplicativos móveis que se destacaram durante o período pandêmico apelidados de ItemNets – blogs; sites; aplicativos como: WhatsApp; Instagram; Facebook; e youtube. ItemNet só é considerado uma FVNexA – que são as ferramentas digitais que foram criadas para o aprendizado – depois que for avaliada por um agente/docente com fins educacionais, a fim de atingir os objetivos proposto pelo docente. Nesse caso, a figura do agente é imprescindível para que o ItemNet seja transformado numa FVNexA. O presente estudo tem como objetivo verificar como os ItemNets podem contribuir para o ensino aprendizado de docentes e discentes na disciplina de língua portuguesa. A técnica da pesquisa é documental de abordagem qualitativa, pois através de características específicas buscou estudar um grupo específico, nesse caso, os docentes e discentes da disciplina de língua portuguesa que utilizam as ferramentas digitais – ItemNet – para o aprendizado – FVNexA. A coleta de dados deu-se por meio base de dado eletrônico, google school, utilizando os seguintes descritores: “ItemNet”; “FVNexA”; “Tecnologia educacional”; “Educação na pandemia”; “ItemNet” e “língua portuguesa”, utilizando os critérios de inclusão de temporalidade e seleção de acordo com os objetivos. Para o embasamento teórico foram utilizados os seguintes autores: Sena, Matos e Cavalcante (2019); Matos (2020); e Matos (2022). Os resultados da pesquisa mostram que o uso adequado de ItemNets no ensino de português promove o interesse e o engajamento dos alunos, tornando a aprendizagem mais interessante e significativa. A combinação de recursos digitais como práticas de ensino inovadoras permite não só a absorção do conteúdo do programa, mas também o desenvolvimento de competências criticas, ampliando assim a capacidade dos alunos de interagir com ferramentas digitais e construir uma nova compreensão. |
Abstract: | No abstract. |
Palavras-chave: | Ensino Educação Tecnologia FVNexA |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34266 |
Data do documento: | 6-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JCFS09122024.pdf | 8,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons