Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34266
Tipo: TCC
Título: O uso das ferramentas virtuais não exclusivas a aprendizagem (FVNexA) no ensino de língua portuguesa no período pandêmico
Autor(es): Silva, José Carlos Fonseca da
Primeiro Orientador: Silva, Jorgevaldo de Souza
Resumo: No cenário educacional atual, é essencial promover a formação de cidadãos críticos e conscientes. E com a evolução dos recursos de aplicativos móveis que se destacaram durante o período pandêmico apelidados de ItemNets – blogs; sites; aplicativos como: WhatsApp; Instagram; Facebook; e youtube. ItemNet só é considerado uma FVNexA – que são as ferramentas digitais que foram criadas para o aprendizado – depois que for avaliada por um agente/docente com fins educacionais, a fim de atingir os objetivos proposto pelo docente. Nesse caso, a figura do agente é imprescindível para que o ItemNet seja transformado numa FVNexA. O presente estudo tem como objetivo verificar como os ItemNets podem contribuir para o ensino aprendizado de docentes e discentes na disciplina de língua portuguesa. A técnica da pesquisa é documental de abordagem qualitativa, pois através de características específicas buscou estudar um grupo específico, nesse caso, os docentes e discentes da disciplina de língua portuguesa que utilizam as ferramentas digitais – ItemNet – para o aprendizado – FVNexA. A coleta de dados deu-se por meio base de dado eletrônico, google school, utilizando os seguintes descritores: “ItemNet”; “FVNexA”; “Tecnologia educacional”; “Educação na pandemia”; “ItemNet” e “língua portuguesa”, utilizando os critérios de inclusão de temporalidade e seleção de acordo com os objetivos. Para o embasamento teórico foram utilizados os seguintes autores: Sena, Matos e Cavalcante (2019); Matos (2020); e Matos (2022). Os resultados da pesquisa mostram que o uso adequado de ItemNets no ensino de português promove o interesse e o engajamento dos alunos, tornando a aprendizagem mais interessante e significativa. A combinação de recursos digitais como práticas de ensino inovadoras permite não só a absorção do conteúdo do programa, mas também o desenvolvimento de competências criticas, ampliando assim a capacidade dos alunos de interagir com ferramentas digitais e construir uma nova compreensão.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Ensino
Educação
Tecnologia
FVNexA
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34266
Data do documento: 6-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCFS09122024.pdf8,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons