Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3429| Tipo: | TCC |
| Título: | Os desafios encontrados pelos professores de EJA no processo de ensino e aprendizagem |
| Autor(es): | Costa, Anielly Raissa |
| Primeiro Orientador: | Cavalcanti, Marineuma Oliveira Costa |
| Resumo: | O presente trabalho aborda as dificuldades encontradas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos, destacando os anseios desses docentes na busca do aprendizado e de um bom ensino. A abordagem utilizada na pesquisa foi qualitativa, e como instrumento de pesquisa foi utilizado o questionário. Esta é uma modalidade de educação muito importante para a nossa sociedade, pois possibilita o resgate através de uma nova oportunidade, a diversos sujeitos da nossa sociedade que por algum motivo precisaram abandonar seus estudos. A temática prende-se ao fato de analisar as dificuldades existentes nesta modalidade de ensino, haja vista a sua importância na inclusão social e a sua abrangência, que é o resgate das pessoas para a escola e para alfabetização, que este segmento da educação proporciona a esta parcela da sociedade. A pesquisa foi baseada em estudos bibliográficos e na pesquisa de campo, do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos a aplicação do questionário com professores. |
| Abstract: | The present work addresses the difficulties encountered by teachers in the teaching and learning process in the education of youths and adults, highlighting the anxieties of these teachers in the search for learning and good teaching. The approach used in the research was qualitative, and as a research instrument the questionnaire was used. This is a very important modality of education for our society, since it allows the rescue through a new opportunity, to the various subjects of our society who for some reason had to abandon their studies. The theme is to analyze the difficulties that exist in this modality of education, given its importance in social inclusion and its scope, which is the rescue of people to school and for literacy, that this segment of education provides the this part of society. The research was based on bibliographic studies and field research, of the case study type, with a qualitative approach, having as instruments the questionnaire with teachers. |
| Palavras-chave: | Formação docente Educação de jovens e adultos Ensino aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3429 |
| Data do documento: | 22-Nov-2017 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ARC14122017.pdf | 992,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
