Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3429
metadata.dc.type: TCC
Title: Os desafios encontrados pelos professores de EJA no processo de ensino e aprendizagem
metadata.dc.creator: Costa, Anielly Raissa
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcanti, Marineuma Oliveira Costa
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda as dificuldades encontradas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos, destacando os anseios desses docentes na busca do aprendizado e de um bom ensino. A abordagem utilizada na pesquisa foi qualitativa, e como instrumento de pesquisa foi utilizado o questionário. Esta é uma modalidade de educação muito importante para a nossa sociedade, pois possibilita o resgate através de uma nova oportunidade, a diversos sujeitos da nossa sociedade que por algum motivo precisaram abandonar seus estudos. A temática prende-se ao fato de analisar as dificuldades existentes nesta modalidade de ensino, haja vista a sua importância na inclusão social e a sua abrangência, que é o resgate das pessoas para a escola e para alfabetização, que este segmento da educação proporciona a esta parcela da sociedade. A pesquisa foi baseada em estudos bibliográficos e na pesquisa de campo, do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos a aplicação do questionário com professores.
Abstract: The present work addresses the difficulties encountered by teachers in the teaching and learning process in the education of youths and adults, highlighting the anxieties of these teachers in the search for learning and good teaching. The approach used in the research was qualitative, and as a research instrument the questionnaire was used. This is a very important modality of education for our society, since it allows the rescue through a new opportunity, to the various subjects of our society who for some reason had to abandon their studies. The theme is to analyze the difficulties that exist in this modality of education, given its importance in social inclusion and its scope, which is the rescue of people to school and for literacy, that this segment of education provides the this part of society. The research was based on bibliographic studies and field research, of the case study type, with a qualitative approach, having as instruments the questionnaire with teachers.
Keywords: Formação docente
Educação de jovens e adultos
Ensino aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3429
Issue Date: 22-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARC14122017.pdf992,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.