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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34354
Tipo: Dissertação
Título: Método para detecção de adulteração do etanol na gasolina automotiva do tipo "C" em tempo real através da análise de vibração por sensores piezoelétricos
Autor(es): Silva, Vinícius Antônio Abrantes da
Primeiro Orientador: Lima Filho, Abel Cavalcante
Resumo: Sabe-se que veículos automotivos não possuem dispositivo de segurança capaz de informar sobre a adulteração de combustível, neste trabalho é abordado o desenvolvimento de um meio para que o consumidor tenha ciência sobre a fraude, que implicará em impactos positivos, como: redução de custos de manutenção com o automóvel, ao evitar a deterioração de peças internas; na diminuição dos danos ambientais, pela não alteração da concentração dos gases poluentes produzidos na combustão; além da possibilidade do próprio consumidor avaliar a qualidade do combustível, permitindo a seleção de postos de abastecimento idôneos, que ao terem a qualidade avaliada tão facilmente, espera-se uma diminuição da prática fraudulenta, possibilitando também o combate ao crime de sonegação fiscal tão recorrente. Portanto, o presente estudo desenvolve um método para determinação em tempo real e de forma não invasiva, da adulteração do etanol na gasolina do tipo “C”. O sistema é baseado em um sensor piezoelétrico que adquire o sinal de vibração emitido pelo motor de um veículo em funcionamento, e o sinal é então processado utilizando a técnica de Transformada Rápida de Fourier – FFT. Dessa forma, foi adicionado etanol anidro nas amostras e seu o percentual de etanol na gasolina do tipo “C” teve uma variação de 29% a 45% em 10 amostras para caracterização do comportamento adulterante. Consequentemente, foi apresentada uma comprovação de tendência entre a variável de frequência de picos e o percentual de etanol na gasolina do tipo “C”, com coeficiente de correlação de 0,94718.
Abstract: It is known that automotive vehicles do not have a safety device capable of informing about fuel adulteration, in this work it is addressed the development of a means for the consumer to be aware of fraud in real time, which implies positive impacts, such as: reduction of maintenance costs with the car, by avoiding the deterioration of internal parts; in the reduction of environmental damage, for the non-alteration of the concentration of polluting gases produced in combustion; In addition to the possibility for the consumer himself to evaluate the quality of the fuel, allowing the selection of suitable filling stations, which by having the quality evaluated so easily, it is expected a reduction in the fraudulent practice, also enabling the fight against the crime of tax evasion so recurrent. The present study develops a method for real-time and non-invasive determination of ethanol adulteration in type "C" gasoline. The system is based on a piezoelectric sensor that acquires the vibration signal emitted by the engine of a running vehicle, and the signal is then processed using the Fast Fourier Transform (FFT) technique. The percentage of ethanol in type "C" gasoline varied from 29% to 45% in 10 samples to characterize the chaotic behavior. Thus, a polynomial trend was demonstrated between the frequency variable and the percentage of ethanol in type "C" gasoline, with a correlation coefficient of 0.93168.
Palavras-chave: Engenharia mecânica - Combustível
Adulteração de combustível
Sensor piezoelétrico
Comportamento caótico
Fuel tampering
Piezoelectric sensor
Chaotic behavior
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Mecânica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34354
Data do documento: 30-Ago-2024
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

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