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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34413
Tipo: TCC
Título: QUEIJO COALHO MATURADO EM LIMOEIRO DO NORTE, CEARÁ: UM ESTUDO DE CASO
Autor(es): LIMA, SAMUEL DA SILVA
Primeiro Orientador: Gonçalves, Ingrid Conceição Dantas
Resumo: O queijo de coalho maturado, considerado um símbolo da força cultural do povo nordestino, carrega consigo uma rica história que reflete o desenvolvimento de uma tradição artesanal até os dias atuais. Para compreender a importância deste produto, é essencial analisar todas as etapas que envolvem sua produção, desde sua origem até os processos de fabricação e comercialização, aspectos estes que serão detalhados ao longo deste trabalho. Este estudo teve como objetivo principal descrever as etapas de produção, maturação e comercialização do queijo coalho maturado produzido em Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil. Tratou-se de uma pesquisa exploratória que envolveu levantamento bibliográfico e quanto ao delineamento a pesquisa se enquadra em um estudo de caso de uma queijaria em Limoeiro do Norte, Ceará, que será denominada no texto como QLN (Queijaria Limoeiro do Norte). Além do levantamento bibliográfico foram feitas pesquisas segundo o método da História Oral usando roteiros semiestruturados. Os resultados obtidos mostraram na QLN há uma preocupação com as boas práticas agropecuárias e cuidado na obtenção do leite para a produção dos queijos haja vista que são queijos feitos com leite cru. Os queijos maturados produzidos na QLN tem um processo produtivo inicial semelhante ao queijo coalho fresco a partir da coagulação enzimática da coalhada, mas possui diferença no processo produtivo haja vista após uma primeira prensagem o queijo ser submetido a cozimento em parte do soro além do uso da cultura iniciadora natural denominada “pingo”. O queijo artesanal maturado cearense é produzido com leite cru e a maturação na QLN varia entre 20 e 70 dias. A comercialização desse tipo de queijo é feita localmente em menor escala, o que parece estar relacionado ao preço elevado. A maior parte da produção é comercializada na capital do estado (Fortaleza) mas o comércio ainda é considerado incipiente sendo necessário implementar mais estratégias para maior valorização e consumo do queijo coalho maturado, de modo a contribuir com o desenvolvimento econômico bem como, preservar a tradição da produção do queijo coalho maturado no Ceará.
Abstract: Matured coalho cheese, regarded as a symbol of the cultural heritage of the people of Northeast Brazil, embodies a rich history that reflects the evolution of artisanal cheesemaking traditions that persist to this day. To fully understand the significance of this product, it is crucial to analyze every stage of its production—from its origins to its manufacturing and marketing processes—topics that will be explored throughout this study. The primary objective of this research is to describe the production, maturation, and commercialization processes of matured rennet cheese produced in Limoeiro do Norte, in the state of Ceará, Brazil. This exploratory study combines a literature review with a case study of a local cheese factory, referred to here as QLN (Queijaria Limoeiro do Norte). In addition to the literature review, data were collected using the Oral History method through semi-structured interviews. The findings indicate that QLN adheres to good agricultural practices, with special attention given to the quality of the milk used, as their cheeses are made from raw milk. The initial production process of matured cheese at QLN is similar to that of fresh curd cheese, involving enzymatic coagulation. However, it differs in subsequent stages: after the initial pressing, the cheese is cooked in part of its whey, and a natural starter culture known as pingo is added. QLN’s matured artisanal cheese is made with raw milk and undergoes a maturation period ranging from 20 to 70 days. Although this cheese is sold locally, its distribution is limited, likely due to its relatively high price. Most of the production is sold in the state capital, Fortaleza, but the commercialization remains in its early stages. Greater investment in marketing strategies is needed to enhance the value and consumption of matured rennet cheese, thereby supporting local economic development and preserving Ceará’s cheesemaking heritage.
Palavras-chave: Queijo coalho
Vale do Jaguaribe
maturação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gastronomia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34413
Data do documento: 23-Abr-2025
Aparece nas coleções:CTDR - TCC - Gastronomia

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