Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3442
Tipo: | TCC |
Título: | Construindo a escola das diferenças: uma experiência no Projeto Aponte |
Autor(es): | Santos, Ana Cláudia Ferreira dos Oliveira, Erica da Silva |
Primeiro Orientador: | Santiago, Sandra Alves da Silva |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de atendimento pedagógico realizado junto a crianças e jovens com dificuldades ou distúrbios de aprendizagem. O mesmo se desenvolveu junto ao projeto Aponte da Instituição Educar, durante os meses de agosto a novembro do ano de 2017. O projeto Aponte se realiza no bairro das Indústrias e atende crianças e jovens com dificuldades ou distúrbios de aprendizagem, oriundas de escolas do bairro, sejam públicas ou privadas. A pesquisa de natureza qualitativa, se caracterizou como pesquisa-ação, e contou com uma revisão de literatura sobre alfabetização e letramento, e sobre dificuldades e distúrbios de aprendizagem e fez uso do instrumento de Diário de Bordo para o registro e análise das ações desenvolvidas durante os meses que acompanhamos o projeto. E os resultados demonstraram que as metodologias utilizadas pelas professoras surtiram um efeito significativo e considerável dentro do âmbito de dificuldade que cada criança apresentou desde o início até o fim de nossa pesquisa, desenvolvendo habilidades que antes não eram notadas pelos pais e professores da escola regular e que foram relevantes para que cada criança chegasse ao êxito de seu crescimento no saber. |
Abstract: | The objective of this study is to analyze the process of pedagogical assistance given to children and young people with learning difficulties or disorders. The project was developed with the Aponte project of the Educar Institution during the months of August to November of the year 2017. The Aponte project is carried out in the neighborhood of Industries and serves children and youths with difficulties or learning disorders, coming from neighborhood schools , whether public or private. The qualitative research was characterized as action research, and included a literature review on literacy and literacy, and on learning difficulties and disorders, and made use of the Logbook instrument to record and analyze the actions developed during the months we accompany the project.And the results showed that the methodologies used by the teachers had a significant and considerable effect within the scope of difficulty that each child presented from the beginning to the end of our research, developing skills that were not previously noticed by parents and teachers of the regular school, and that they were relevant for each child to succeed in their growth in knowledge. |
Palavras-chave: | Inclusão Dificuldades de aprendizagem Projeto Aponte |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3442 |
Data do documento: | 30-Nov-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACFS30112017.pdf | 639,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.