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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3446
Tipo: | TCC |
Título: | Família na escola: uma análise das razões para o (não) envolvimento |
Autor(es): | Fernandes, Benedita Cezaria Pereira |
Primeiro Orientador: | Diniz, Adriana Valéria Santos |
Resumo: | Em 1988, quando a Constituição Federal entrou em vigor, começou uma nova etapa para a educação brasileira, apontando uma nova direção, que veio a ser consubstanciada com a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96. O nosso tema vem tratar de um dos itens destacados na Constituição Federal, no Art. 206, e ratificada na Lei na Diretrizes da Base Nacional, no Art.3o, no tocante à gestão democrática da educação, de modo particular a partir da compreensão do envolvimento da família como sujeito participativo do processo educativo. Os princípios dessa democratização estão relacionados à evolução educacional do meio escolar como processo de qualidade, na perspectiva de que todos construam, através da educação, os conhecimentos necessários para o desenvolvimento e a participação da sociedade como cidadão. Frente a este contexto, interessamos em pesquisar como se dá o envolvimento da família na escola? Que fatos motivam a participação para educação de seus filhos? Como a escola está procedendo diante da não participação de alguns pais frente à educação de seus filhos? O trabalho apresenta como objetivo geral a identificação e análise sobre como se dá o envolvimento da família na escola durante o processo educativo das crianças, no âmbito do ensino fundamental, nos anos iniciais. Assume como objetivos específicos: descrever o envolvimento da família na educação dos seus filhos; caracterizar o envolvimento da família em relação à escola; investigar o envolvimento participativo da família na escola, na perspectiva da gestão democrática. Para a fundamentação teórica, analisamos a participação da família na escola na visão de Vitor Paro (2011), Heloisa Lück (2006), Ferreira (2000), Azevedo (2002), Silveira (2011); além de analisarmos os fundamentos legais, como forma de compreender as diferentes formas de participação da família no ambiente escolar. A metodologia utilizada nesse estudo foi a realização de uma pesquisa de campo, através de levantamentos bibliográficos, coletas de dados, entrevistas e declarações orais e escritas, dentre outros mecanismos de busca que contribuíram para tal método de investigação. O resultado desse estudo consiste na análise das entrevistas, onde foi possível detectar vários fatores que contribuem para as razões de um (não) envolvimento das famílias na escola. Durante o processo educativo existem vários tipos de participações dos pais no ambiente escolar, descrevemos o envolvimento da família com a educação dos seus filhos, buscando compreender como se dá o entendimento destas famílias acerca do seu papel para com a educação num sentido amplo, de formação de comportamentos, hábitos e valores, o conhecimento da família em relação à escola e as práticas de envolvimento participativo da família na escola. Através deste parecer, concluímos que o envolvimento da família na escola não pode ser limitado em apenas os pais levarem os filhos para a escola. Para ambas as partes, existem desafios para a consolidação das práticas e do fortalecimento da gestão democrática e sua autonomia. |
Abstract: | No abstract |
Palavras-chave: | Escola Família Gestão democrática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3446 |
Data do documento: | 6-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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