Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34508
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAVALCANTE, ANNA CAROLINY ALVES DE ALBUQUERQUE-
dc.date.accessioned2025-05-26T13:00:08Z-
dc.date.available2025-05-23-
dc.date.available2025-05-26T13:00:08Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34508-
dc.description.abstractThe food industry is constantly evolving and, therefore, has increasingly sought the use of natural sources in its formulations. In this context, coconut water emerges as a promising alternative raw material for applications in the industrial sector. This study aimed to understand the technological, methodological, and sensory potential of coconut water as a base for the development of a new soft drink. To this end, an exploratory study was conducted through the application of a questionnaire via the Google Forms platform, with the participation of 78 individuals. The questionnaire consisted of 16 open and closed questions in order to identify consumer profiles, their expectations, and the level of acceptance of the proposed product. Based on the results obtained, it is possible to state that the majority of participants were female, considered young adults aged between 18 and 29 years, with a high level of education and moderate family income, indicating good purchasing power — factors that may have influenced the willingness of 47.4% of participants who stated they would be willing to purchase and try the coconut water soft drink. The main positive comments highlighted its light flavor, refreshing quality, and the innovative aspect of the product, while criticisms were related to a possible artificial taste and the perception that the product might not be healthy. It is concluded that there is potential for launching the coconut water soft drink, provided that effective marketing strategies are adopted and a possible sugar-free formulation is developed, highlighting only the natural sugars present in coconut waterpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rodrigo Pereira (rodrigo@ctdr.ufpb.br) on 2025-05-26T13:00:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACAA23052025.pdf: 2437879 bytes, checksum: 852ad74375e0ddd259344db1ffddd983 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-26T13:00:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACAA23052025.pdf: 2437879 bytes, checksum: 852ad74375e0ddd259344db1ffddd983 (MD5) Previous issue date: 2025-05-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectbebidaspt_BR
dc.subjectinovaçãopt_BR
dc.subjectcarbonatadapt_BR
dc.titleUTILIZAÇÃO DA ÁGUA DE COCO PARA PRODUÇÃO DE REFRIGERANTE: PESQUISA DE MERCADO E POTENCIALIDADESpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Ana Alice da Silva Xavier-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5440316284324336pt_BR
dc.description.resumoA indústria de alimentos está em constante evolução e, por isso, tem buscado cada vez mais o uso de fontes naturais em suas formulações. Nesse contexto, a água de coco surge como uma alternativa promissora de matéria-prima para aplicações no setor industrial. Este trabalho teve como objetivo compreender o potencial tecnológico, metodológico e sensorial da água de coco como base para o desenvolvimento de um novo refrigerante. Para isso, realizou-se um estudo exploratório com aplicação de um questionário por meio da plataforma Google Forms, com a participação de 78 indivíduos. O questionário contou com 16 perguntas, abertas e fechadas, a fim de identificar o perfil dos consumidores, suas expectativas e o grau de aceitação do produto proposto. Com os resultados obtidos, é possível afirmar que a maioria dos participantes é do público feminino, considerada como jovem adulta, com idade entre 18 e 29 anos, grau de instrução elevado e renda familiar moderada, indicando um bom poder aquisitivo — fatores que podem ter influenciado a disposição dos 47,4% dos participantes que afirmaram estar dispostos a comprar e experimentar o refrigerante de água de coco. Os principais comentários apontados foram sobre seu sabor leve, refrescância e o aspecto inovador do produto, enquanto as críticas estavam relacionadas ao possível sabor artificial e à percepção de que o produto não seria saudável. Conclui-se que há potencial para o lançamento do refrigerante de água de coco, desde que sejam adotadas estratégias de marketing eficazes e que seja desenvolvida uma possível formulação zero açúcar, destacando apenas os açúcares naturais da água de coco.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentTecnologia de Alimentospt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
Aparece nas coleções:CTDR - TCC - Tecnologia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACAA23052025.pdf2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons