Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3457
Tipo: | TCC |
Título: | A prática pedagógica no centro educacional do jovem e o papel da educação para os jovens em conflito com a lei |
Autor(es): | Lima, Cristiane Lira de Oliveira, Patrícia Paloma de |
Primeiro Orientador: | Ramos, Isolda Ayres Viana |
Resumo: | O presente trabalho tem por finalidade analisar as ações pedagógicas que são ofertadas aos jovens em conflito com a lei que cumpre medidas socioeducativas em regime de internação e semiliberdade no Centro Educacional do Jovem (CEJ) nesta capital e fazendo uma breve reflexão sobre a qualidade deste trabalho, bastante importante para a reeducação e ressocialização de jovens que cometeram atos infracionais, ressaltando a importância de uma educação inclusiva, trabalhando a autoestima e proporcionando uma educação de qualidade, uma qualificação profissional, que possa auxiliar estes jovens em seu retorno ao convívio familiar e a vida em sociedade garantindo-lhes o exercício de sua cidadania. Abordar os desafios e executar ações pedagógicas em um ambiente imperado pelo preconceito e exclusão, pelos portões fechados e pelo constante estado de vigilância, nos coloca a reflexão a respeito de uma educação voltada para a construção do desenvolvimento educativo e social dos jovens, presentes na afetividade, na tolerância e no bom senso. A pesquisa foi realizada no período de dois meses através da observação e da entrevista com a pedagoga da instituição |
Abstract: | The present work aims to reflect about the education that is offered to young offenders who meet educational measures in the Youth Educational Centre ( CEJ ) and several other inpatient units in the country, working for the rehabilitation of young people and resocialização committed acts inflationary, emphasizing the importance of inclusive education, working self-esteem and providing them a quality education , as well as a professional qualification that will provide partner in educating his return to life in society exercise their citizenship . Addressing the challenges and perform actions on a pedagogical reigned by prejudice and exclusion by the closed gates and constant alertness and fear environment puts us thinking about an education that requires key elements for the construction of educational and social development of young people present in affection, tolerance and good sense . |
Palavras-chave: | Ações pedagógicas Reeducação Ressocialização |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3457 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLL15022018.pdf | 937,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.