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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34577
Tipo: TCC
Título: Inclusão de estudantes surdos no campus III da UFPB
Autor(es): Rocha, Tamara dos Santos
Primeiro Orientador: Soares, Filippe Paulino
Resumo: O presente estudo, teve como objetivo analisar como acontecia a inclusão de estudantes surdos no campus III da UFPB, a luz da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – PNEEPEI. Apresentamos a trajetória da Educação Especial no Brasil até a proposta da inclusão educacional, com foco na presença da população Surda no ensino superior público. Para compreendermos como ocorre a inclusão desses estudantes surdos no Ensino Superior, recorremos aos estudos de Daroque, Mantoan, Sassaki, Silva entre outros. Os sujeitos que participaram deste estudo foram duas estudantes com deficiência auditiva e um coordenador de curso, todos do campus III da UFPB. Foram realizadas entrevistas presenciais e pelo aplicativo WhatsApp, seguindo roteiros de entrevista semiestruturadas. Realizamos um estudo de caso com abordagem qualitativa, do tipo exploratório. Os dados obtidos foram organizados em três categorias: 1- A forma de ingresso do estudante surdo no ensino superior e o uso do sistema de cotas, 2- Atendimento ofertado aos estudantes surdos considerando suas necessidades específicas e 3- Relação entre coordenação, professor e estudante surdo. Os resultados indicaram a ausência de estudantes surdos, usuários de língua de sinais, no campus pesquisado, uma boa participação por parte das estudantes tanto nas atividades de ensino quanto nas de pesquisa e extensão, a centralização da responsabilidade sobre o desenvolvimento de ações de inclusão e acessibilidade a um único setor da instituição com consequente não envolvimento de coordenação e professores nesse processo, entre outros.
Abstract: This study to analyze how the inclusion of deaf students on campus III of UFPB, in the light of the national policy for special education in the perspective of inclusive educationPNEEPEI. We present the trajectory of special education in brazil up to the proposal of educacional incluson, focusing on the presence of these deaf students in higher education occurs, we resorted to studies by Daroque, Mantoan, Sassaki, Silva, among others. The subjects who participated in this study were two students with hearing impairmet and a coordinator, ass for UFPB campus III. Fae- to-face and Whatsaap interviews were conducted, following semi-structured interview scripts. We carried out a casa study with a qualitative approach, of the exploratory type. The data obtained were organized into theree categories: 1- The way the deaf student enters higher education na the use of the quota system, 2- Service of deaf students considering their specific needs, ans 3- Relationship between coordination, teacher and student deaf. The results indicated the absence of deaf students, sign language users, on the research and extension activities, the centralization of responsibility for the development of inclusion actions and accessiblity to a single sector of the institution with consequent no-invovement of coordination and professor in this process, among others.
Palavras-chave: Estudante surdo
Ensino superior
Inclusão no ensino superior.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34577
Data do documento: 12-Jul-2019
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

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