Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3467
Tipo: TCC
Título: O papel do educador e o aluno autista
Autor(es): Silva, Éricka Domiciano Guedes da
Primeiro Orientador: Rodrigues, Janine Marta Coelho
Resumo: O presente trabalho com o tema O Papel do Educador e o Aluno Autista, aborda as práticas pedagógicas que perpassam a atuação do professor como profissional voltando-se para o trabalho com o aluno autista. A pesquisa, de cunho exploratório, foi realizada através de um estudo de caso numa escola privada onde foram aplicadas atividades de intervenção com três alunos autistas de idades e séries diferentes. Como objetivo geral, apresentamos os desafios que norteiam a prática do professor para com o aluno autista, citando experiências vividas, na tentativa de ajudar profissionais que atuam ou atuarão na área da Educação Especial. Nos objetivos específicos apresentamos as características do aluno autista, além de refletir sobre as práticas pedagógicas presentes no processo educacional e direcionar as práticas do professor para o trabalho com o aluno autista. Conceituando este trabalho temos como principais referências: Rodrigues e Spencer (2015), tratando das características do autista; a Lei no 12.764/2012 – Lei Berenice Piana – que tem representado um avanço na trajetória de luta pelos direitos dos autistas, eliminando qualquer forma de discriminação, reafirmando os direitos de cidadania que se refere à educação, proteção social, ao trabalho e às provisões de serviços que propiciam igualdade de oportunidades e a Lei Brasileira de Inclusão – Lei no 13.146/2015 – reforçando os direitos dos autistas no que diz respeito ao acompanhante e atendente pessoal como também a importância da união entre Estado, família e comunidade escolar para garantir uma educação de qualidade para a pessoa com deficiência. Mediante a tantos desafios que acompanham o papel do educador, mostraremos que é possível obter resultados significativos no desenvolvimento do aluno autista mesmo que este não tenha o apoio e acompanhamento necessário que está previsto na Lei e é seu por direito.
Abstract: The presente work, whose theme is about The role of educator and autistic student, approaches the pedagogical practices that permeat the teaches performance as a professional turning to work with the autistic student. The research, of na exploratory nature, was made through a case study in a private school, where intervention activities were applied with three autistic students of different ages and series. As a general objective, we presente the challenges that guide the teacher’s practice with autistic student, citing experiences lived in na attempt to help professionals who work or will work in the area of Special Education. We presente, in specific objectives, the characteristics of the autistic student, besides reflecting on the pedagogical practices presente in the educacional process and to direct the practices of the teacher to work with the autistic student. We have, as the main theoretical reference of this work, the following: Rodrigues and Spencer, dealing with autistic characteristics; the Law no 12.764/2012 – Law Berenice Piana –which has represented an advance in the trajectory of struggle for the rights of the autistic, eliminating any form of discrimination, reaffirming the rights of citizenship that refers to education, social protection, work and the provision of services that provide equal opportunities and the Brazilian Law of Inclusion – Law no 13.146/2015 – reinforcing the rights of the autistic with respect to the companion and personal attendant as well as the importance of the union between State, family and school community to guarantee a quality education for the person with disability. Through so many challenges that accompany the role of the educator, we will show that it is possible to obtain significant results in the development of the autistic student even if he does not have the necessary support and accompaniment that is provided for in the Law and is his by right.
Palavras-chave: Criança autista
Educação especial
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3467
Data do documento: 5-Dez-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDGS15122017.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.