Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3475
Tipo: TCC
Título: As dificuldades e os desafios dos professores em salas de aula inclusiva na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Nunes, Jacqueline Cléa
Silva, Wilma Ferreira da
Primeiro Orientador: Fonseca, Santuza Mônica de França Pereira da
Resumo: O presente estudo versa sobre as dificuldades e os desafios dos professores em salas de aula inclusiva na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pretendeu responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais as dificuldades e desafios dos professores em salas de aula inclusivas da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo geral foi analisar como os professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental enfrentam as dificuldades e os desafios em salas de aula inclusivas. Para tanto, investigou o perfil e as práticas dos professores que estão atuando nas classes regulares e suas concepções sobre o trabalho com alunos com deficiência nas salas de aula inclusiva. A abordagem da pesquisa é exploratória, tendo em vista que a mesma teve o ambiente como fonte direta para a construção dos dados e o aprimoramento de ideias, além de pesquisas em artigos e documentos oficiais. O trabalho de investigação foi realizado em instituições de ensino pública e privada, e os participantes desta pesquisa foram cinco professores atuantes em salas de aula dos anos iniciais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Foi realizado um levantamento bibliográfico, considerando os aspectos da temática a ser estudada e a metodologia a ser adotada, na busca para compreender quais os melhores caminhos a serem seguidos. Também se efetuou uma investigação documental, considerando documentos publicados pelo MEC sobre a Educação Especial Inclusiva, em especial a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, além de uma breve revisão da formação do professor no Brasil. Durante a pesquisa optamos pela coleta de dados através da aplicação de um questionário, com um total de dez (10) perguntas para assegurar certa uniformidade e mensuração aos sujeitos participantes da pesquisa. Também por intermédio do questionário, procurou- se compreender aspectos da formação profissional dos professores; a importância da trajetória da sua formação inicial e continuada; o tempo de experiência como profissional; suas opiniões sobre a sala de aula inclusiva e suas dificuldades e principais desafios. Com a análise desses dados constatou- se que o desafio colocado aos professores da rede regular, diante da perspectiva inclusiva de educação é grande e, parte significativa destes profissionais, não estão ou não se sentem preparados para desenvolverem estratégias de ensino diversificadas, valorizando as diferenças, de modo que, possam realizar efetivamente a inclusão e não somente a integração entre todos os alunos. Desse modo, foi possível identificar através dos relatos das professoras participantes desta pesquisa que os principais desafios ainda são: a falta de profissionais especializados, a falta de recursos materiais, os pais que não aceitam a deficiência do filho, a sala de aula cheia para atender os diversos níveis de aprendizagem e a falta de uma metodologia específica que garanta o desenvolvimento da criança com deficiência.
Abstract: El presente estudio versa sobre las dificultades y los desafíos de los profesores en aulas inclusivas en la Educación Infantil y en los años iniciales de la Enseñanza Fundamental. Se pretendió responder al siguiente problema de investigación: ¿Cuáles son las dificultades y desafíos de los profesores en aulas inclusivas de la Educación Infantil y de los años iniciales de la Enseñanza Fundamental? El objetivo general fue analizar cómo los profesores de Educación Infantil y de los años iniciales de la Enseñanza Fundamental enfrentan las dificultades y los desafíos en aulas inclusivas. Para ello, investigó el perfil y las prácticas de los profesores que están actuando en las clases regulares y sus concepciones sobre el trabajo con alumnos con discapacidad en las aulas inclusivas. El enfoque de la investigación es exploratorio, teniendo en cuenta que la misma tuvo el ambiente como fuente directa para la construcción de los datos y el perfeccionamiento de ideas, además de investigaciones en artículos y documentos oficiales. El trabajo de investigación fue realizado en instituciones de enseñanza pública y privada, y los participantes de esta investigación fueron cinco profesores actuantes en aulas de los años iniciales de la Educación Infantil y de la Enseñanza Fundamental. Se realizó un levantamiento bibliográfico, considerando los aspectos de la temática a ser estudiada y la metodología a ser adoptada, en la búsqueda para comprender cuáles son los mejores caminos a seguir. También se efectuó una investigación documental, considerando documentos publicados por el MEC sobre la Educación Especial Inclusiva, en especial la Política Nacional de Educación Especial en la Perspectiva de la Educación Inclusiva, además de una breve revisión de la formación del profesor en Brasil. Durante la investigación optamos por la recolección de datos a través de la aplicación de un cuestionario, con un total de diez (10) preguntas para asegurar cierta uniformidad y medición a los sujetos participantes de la investigación. También por intermedio del cuestionario, se buscó comprender aspectos de la formación profesional de los profesores; la importancia de la trayectoria de su formación inicial y continuada; el tiempo de experiencia como profesional; sus opiniones sobre el aula inclusiva y sus dificultades y principales desafíos. Con el análisis de esos datos se constató que el desafío planteado a los profesores de la red regular, ante la perspectiva inclusiva de educación es grande y, parte significativa de estos profesionales, no están o no se sienten preparados para desarrollar estrategias de enseñanza diversificadas, valorizando las diferencias , de modo que, puedan realizar efectivamente la inclusión y no solamente la integración entre todos los alumnos. De este modo, fue posible identificar a través de los relatos de las profesoras participantes de esta investigación que los principales desafíos todavía son: la falta de profesionales especializados, la falta de recursos materiales, los padres que no aceptan la discapacidad del hijo, el aula llena para atender los diversos niveles de aprendizaje y la falta de una metodología específica que garantice el desarrollo del niño con discapacidad.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Educação inclusiva
Formação continuada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3475
Data do documento: 12-Dez-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCN15122017.pdf738,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.