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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34857
Tipo: TCC
Título: Do plano à prática: a educação integral e sua implementação na rede pública da Paraíba
Autor(es): Soares, Gessica Larissa da Silva
Primeiro Orientador: Carneiro, Vanderson Gonçalves
Resumo: Inseridos em um contexto marcado por profundas desigualdades educacionais e persistentes desafios na formação cidadã da juventude, a educação integral surge como uma possibilidade de melhoria e transformação. Com isso, o presente trabalho tem por objetivo investigar e analisar a implementação da política de educação integral no Estado da Paraíba, com base no Plano de Ação de 2017 e na Lei Estadual n° 11.100/2018, que instituiu o programa. Para tanto, busca-se compreender a sua concepção e regulamentação, além de investigar o modelo adotado e os resultados perceptíveis em alguns índices educacionais, tais como o SAEB, IDEB e as taxas de distorção idade-série. A partir de uma metodologia de natureza qualitativa, com uma abordagem exploratória e descritiva, fundamentada em revisão bibliográfica e documental, analisam-se as dimensões presentes na visão do Plano de Ação. O trabalho revela tanto avanços, os crescimentos nas taxas das escolas integrais, quanto fragilidades, os obstáculos na administração do modelo e limitação de acesso a dados públicos. Além da rotatividade de gestores que expõem os riscos de descontinuidade e invisibilidade de elementos essenciais da política. O estudo também incorre acerca da educação integral como possibilidade de melhoria na qualidade do ensino no estado, e reafirma a sua importância como política educacional e estratégia de enfrentamento às desigualdades no estado, convidando a pensar o papel do Estado na garantia de uma escola pública mais justa e comprometida em oferecer um ensino de excelência aos seus estudantes.
Abstract: In a context marked by profound educational inequalities and persistent challenges in the citizenship formation of young people, comprehensive education emerges as a possibility for improvement and transformation. Therefore, this study aims to investigate and analyze the implementation of the comprehensive education policy in the State of Paraíba, based on the 2017 Action Plan and State Law No. 11,100/2018, which instituted the program. To this end, we seek to understand its conception and regulation, in addition to investigating the model adopted and the observable impacts on educational indicators. Using a qualitative methodology, with an exploratory and descriptive approach, based on bibliographic and documentary review, we analyze the dimensions present in the vision of the Action Plan. The study reveals both advances, the growth in the rates of comprehensive schools, and weaknesses, in the difficulties in management and limited access to public data. In addition, there is the turnover of managers that expose the risks of discontinuity and invisibility of essential elements of the policy. The study also discusses comprehensive education as a possibility for improving the quality of education in the state, and reaffirms its importance as an educational policy and strategy for tackling inequalities in the state, inviting us to think about the role of the State in ensuring a fairer public school committed to offering excellent education to its students.
Palavras-chave: Educação Integral
Implementação no Estado da Paraíba
Política educacional
Escola Cidadã Integral
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34857
Data do documento: 30-Abr-2025
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Bacharelado em Gestão Pública

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