Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3485
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRolim, Luckas Fernandes-
dc.date.accessioned2018-02-27T21:40:19Z-
dc.date.available2018-08-17-
dc.date.available2018-02-27T21:40:19Z-
dc.date.issued2017-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3485-
dc.description.abstractConsidering the importance of discussing the rational use of resources in education, given its role in micro and macro dimensions of economic and social dimensions, this paper aims to analyze the efficiency of public spending in higher education in Brazil. For this aim, the Data Envelopment Analysis (DEA) method was undertaken with variable returns to scale and input-oriented analysis, accounting financial data, human resources and outcome indicators (attendance and quality) of 61 federal universities in year 2015. The results indicated that the technical efficiency level of these higher education institutions (HEI), presented an average of 79%, with a 18% dispersion. Considering national regions, a HEI concentration was found in the most efficient classes in the Southeast and Northeast of the country. One of the diagnosed problems of HEI inefficiency is associated with scale problems, where 91.8% of the HEI were classified with increasing or decreasing returns. Finally, based on the model, the HEI wastage level was measured, which generally would need to reduce by 25%, 22% and 43%, respectively, expenses related to costs, number of professors and administrative technicians in order to improve public resources efficiency.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2018-02-27T21:40:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LFR27022018.pdf: 1569014 bytes, checksum: 17f8850af139a49eb73614f11d333039 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-27T21:40:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LFR27022018.pdf: 1569014 bytes, checksum: 17f8850af139a49eb73614f11d333039 (MD5) Previous issue date: 2017-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGastos públicospt_BR
dc.subjectContas públicaspt_BR
dc.subjectRecursos públicospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectInstituições Federais de Ensino Superior (IFES)pt_BR
dc.titleAnálise da eficiência dos gastos das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Aléssio Tony Cavalcanti de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4194795H9pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo Júnior, Ignácio Tavares de-
dc.contributor.referee2Leite Filho, Paulo Amilton Maia-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8892036U6pt_BR
dc.description.resumoConsiderando a importância de se debater a racionalidade no uso de recursos na área de educação, dado o seu papel nos âmbitos micro e macro das dimensões econômicas e sociais, este trabalho objetiva analisar a eficiência dos gastos públicos no ensino superior do Brasil. Para tanto, foi usado a metodologia de Análise Envoltória de Dados (DEA) com rendimentos variáveis de escala e orientação para o input, levando em conta dados financeiros, de recursos humanos e de indicadores de resultados (atendimento e qualidade) de 61 universidades federais no ano de 2015. Os resultados encontrados mostram que o nível de eficiência técnica dessas instituições federais de ensino superior (IFES), em média, foi de 79%, com uma dispersão de 18%. Em termos regionais, verificou uma concentração de IFES nas classes mais eficientes no Sudeste e Nordeste do país. Um dos problemas diagnosticados de ineficiência das IFES está associado a problemas de escala, em que 91,8% das IFES foram classificadas com rendimentos crescentes ou decrescentes. Por fim, com base na modelagem usada foi mensurado o nível de desperdício das IFES, que no conjunto geral, precisariam reduzir em 25%, 22% e 43%, respectivamente, os gastos com custeio, número de docentes e quantidade de técnicos administrativos para melhorar o nível de eficiência dos recursos públicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEconomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL::ECONOMIA DOS PROGRAMAS DE BEM-ESTAR SOCIALpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFR27022018.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons