Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3485
Tipo: TCC
Título: Análise da eficiência dos gastos das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil
Autor(es): Rolim, Luckas Fernandes
Primeiro Orientador: Almeida, Aléssio Tony Cavalcanti de
referee1 : Araújo Júnior, Ignácio Tavares de
referee2: Leite Filho, Paulo Amilton Maia
Resumo: Considerando a importância de se debater a racionalidade no uso de recursos na área de educação, dado o seu papel nos âmbitos micro e macro das dimensões econômicas e sociais, este trabalho objetiva analisar a eficiência dos gastos públicos no ensino superior do Brasil. Para tanto, foi usado a metodologia de Análise Envoltória de Dados (DEA) com rendimentos variáveis de escala e orientação para o input, levando em conta dados financeiros, de recursos humanos e de indicadores de resultados (atendimento e qualidade) de 61 universidades federais no ano de 2015. Os resultados encontrados mostram que o nível de eficiência técnica dessas instituições federais de ensino superior (IFES), em média, foi de 79%, com uma dispersão de 18%. Em termos regionais, verificou uma concentração de IFES nas classes mais eficientes no Sudeste e Nordeste do país. Um dos problemas diagnosticados de ineficiência das IFES está associado a problemas de escala, em que 91,8% das IFES foram classificadas com rendimentos crescentes ou decrescentes. Por fim, com base na modelagem usada foi mensurado o nível de desperdício das IFES, que no conjunto geral, precisariam reduzir em 25%, 22% e 43%, respectivamente, os gastos com custeio, número de docentes e quantidade de técnicos administrativos para melhorar o nível de eficiência dos recursos públicos.
Abstract: Considering the importance of discussing the rational use of resources in education, given its role in micro and macro dimensions of economic and social dimensions, this paper aims to analyze the efficiency of public spending in higher education in Brazil. For this aim, the Data Envelopment Analysis (DEA) method was undertaken with variable returns to scale and input-oriented analysis, accounting financial data, human resources and outcome indicators (attendance and quality) of 61 federal universities in year 2015. The results indicated that the technical efficiency level of these higher education institutions (HEI), presented an average of 79%, with a 18% dispersion. Considering national regions, a HEI concentration was found in the most efficient classes in the Southeast and Northeast of the country. One of the diagnosed problems of HEI inefficiency is associated with scale problems, where 91.8% of the HEI were classified with increasing or decreasing returns. Finally, based on the model, the HEI wastage level was measured, which generally would need to reduce by 25%, 22% and 43%, respectively, expenses related to costs, number of professors and administrative technicians in order to improve public resources efficiency.
Palavras-chave: Gastos públicos
Contas públicas
Recursos públicos
Ensino superior
Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL::ECONOMIA DOS PROGRAMAS DE BEM-ESTAR SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Economia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3485
Data do documento: 7-Jun-2017
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFR27022018.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons