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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34861
Tipo: | Tese |
Título: | Direitos humanos e cinema : uma análise transversal do processo de (des)legitimação no contemporâneo |
Autor(es): | Albano, Maria Luiza Caxias |
Primeiro Orientador: | Batista, Gustavo Barbosa de Mesquita |
Primeiro Coorientador: | Santoro, Emilio |
Resumo: | O objeto desta tese são os discursos que deslegitimam a fundamentação filosófica moderna dos direitos humanos no panorama dos discursos contemporâneos de direitos no pós-moderno. O contexto histórico-teórico é o da chamada crise dos direitos humanos a partir do início do século XXI, que testemunha a decadência na legitimidade dos direitos humanos como idealizados e decretados de 1948 até então, até o ponto de viragem a partir do qual acredita-se que o discurso político oficial abandona qualquer uso instrumental dos direitos humanos. Assume-se como questão de fundo uma relação intrínseca entre a crescente universalização dos direitos humanos e a criação de um mercado mundial globalizado. Busca-se, no entanto, compreender se a descentralização pós-moderna do discurso de direitos ao redor de pautas identitárias é fator de deslegitimação do universal, e, portanto, dos direitos humanos. Uma vez constatada essa pulverização, que também se relaciona com a profusão de dispositivos de comunicação e das mídias digitais, impõe-se a questão metodológica que será abordada envolvendo a relação entre direito e cinema como locais de criação e legitimação mitológica de vínculos sociais. Através da análise fílmica foi possível coletar dados cinematográficos no processo de comparação e identificação de pontos críticos dos filmes Jogo das decapitações (2013) e Italiano Médio (2015) a respeito de fatores que influem no processo de deslegitimação dos direitos humanos. Para tanto, foram analisados os filmes "O jogo das decapitações" de Sérgio Bianchi e "Italiano Medio", de Maccio Capatonda, que nos servem como dados para a observância de um suposto processo de elitização sobre o tema dos direitos humanos, tomando como chave a oposição entre intelectualidade esclarecida e "povo". O distanciamento dos direitos humanos e das demandas populares consubstanciadas na concepção de povo enquanto destinatário de direitos é uma observação a ser realizada. Entende-se que esse distanciamento deriva de processos de elitização dos direitos humanos através da díade intelectualidade e senso comum. A quebra do conceito de universalidade portanto não residiria na pulverização de direitos específicos na pós-modernidade, mas teria a sua raiz no escalonamento social entre intelectuais e demandas ordinárias. A saída para essa lacuna existente estaria no processo comunicativo e em modelos de direitos humanos não formais. |
Abstract: | Oggetto di questa tesi sono i discorsi che delegittimano il fondamento filosofico moderno dei diritti umani nel panorama dei discorsi contemporanei sui diritti nel postmoderno. Il contesto storico-teorico è quello della cosiddetta crisi dei diritti umani dell'inizio del XXI secolo, che testimonia il decadimento della legittimità dei diritti umani così come sono stati idealizzati e messi in atto dal 1948 in poi, fino alla svolta a partire dalla quale si ritiene che il discorso politico ufficiale abbandoni qualsiasi uso strumentale dei diritti umani. Si ipotizza una relazione intrinseca tra la crescente universalizzazione dei diritti umani e la creazione di un mercato mondiale globalizzato. Cerchiamo, tuttavia, di capire se la decentralizzazione postmoderna del discorso dei diritti intorno alle agende identitarie sia un fattore che delegittima l'universale e, quindi, i diritti umani. Una volta verificata questa polverizzazione, legata anche alla profusione dei dispositivi di comunicazione e dei media digitali, si impone la questione metodologica che verrà affrontata, che riguarda il rapporto tra diritto e cinema come luoghi di creazione e legittimazione mitologica dei legami sociali. Attraverso l'analisi filmica è stato possibile raccogliere dati cinematografici nel processo di confronto e identificazione dei punti critici dei film Jogo das decapitações (2013) e Italiano Médio (2015) in merito ai fattori che influenzano il processo di delegittimazione dei diritti umani. A tal fine, sono stati analizzati i film "Il gioco delle decapitazioni" di Sergio Bianchi e "Italiano Medio" di Maccio Capatonda, che ci servono come dati per l'osservazione di un presunto processo di elitarizzazione sul tema dei diritti umani, prendendo come chiave di lettura l'opposizione tra intellettualità illuminata e "popolo". L'allontanamento dei diritti umani dalle istanze popolari incarnate nella concezione del popolo come destinatario dei diritti è un'osservazione da fare. Si capisce che questo allontanamento deriva da processi di elitarizzazione dei diritti umani attraverso la diade dell'intellettualità e del senso comune. La rottura del concetto di universalità non risiederebbe quindi nella polverizzazione dei diritti specifici nella post-modernità, ma avrebbe le sue radici nello sfalsamento sociale tra intellettuali e istanze ordinarie. La via d'uscita da questo divario esistente sarebbe nel processo comunicativo e nei modelli di diritti umani non formali. |
Palavras-chave: | Direitos humanos Legitimação Pós-modernidade Cinema Legittimazione Diritti Umani Postmoderno |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Jurídicas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34861 |
Data do documento: | 13-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas |
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