Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3489
metadata.dc.type: TCC
Title: Evasão e retenção na turma de EJA na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zumbi dos Palmares
metadata.dc.creator: Chaves, Maria Elizabete Moreira de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Calaça, Suelídia Maria
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender os motivos do grande índice de alunos que abandonam e são repetentes na Educação de Jovens e Adultos na escola pública. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zumbi dos Palmares, situada no bairro em Mangabeira VI, nesta capital. O foco principal é investigar os fenômenos do abandono e da retenção escolar na EJA. Diante dessa preocupação, o seguinte problema de pesquisa é apontado: como garantir que os alunos da EJA permaneçam na escola e alcancem projeções futuras envolvendo a participação de todos os atores nesse processo? A pesquisa realizada foi de natureza quantiqualitativa. O caminho metodológico adotado neste estudo aponta para a pesquisa de campo qualitativa. A metodologia adotada está ancorada nos aportes teóricos de Arroyo (2007); Beisiegel (2004); DI Pierro e Haddad (2000); Freire (1979, 1992, 1996, 2011), entre outros. A pesquisa teve como sujeitos a docente do Ciclo II da EJA e quatro educandos da mesma turma; e o instrumento utilizado na coleta de dados compreendeu a aplicação de um questionário com questões fechadas e abertas. Como resultado da pesquisa identificamos as principais causas de evasão e retenção na educação de jovens e adultos, os fatores que contribuem estão relacionados com fatores sócio-político-econômicos. Neste sentido alguns aspectos sociais tais como: estrutura familiar, políticas públicas, desemprego, violência, e a própria escola contribuem para sucesso ou fracasso escolar dos educandos.
Abstract: The purpose of this research is to understand the reasons for the large number of students who drop out and are repeating in the Education of Young People and Adults in the public school. The research was carried out at the Municipal School of Primary Education Zumbi dos Palmares, located in the neighborhood in Mangabeira VI, in this capital. The main focus is to investigate the phenomena of dropout and school retention in the EJA. Faced with this concern, the following research problem is pointed out: how to ensure that the students of the EJA stay in school and reach future projections involving the participation of all actors in this process? The research was quantitative in nature. The methodological approach adopted in this study points to qualitative field research. The methodology adopted is anchored in the theoretical contributions of Arroyo (2007); Beisiegel (2004); DI Pierro and Haddad (2000); Freire (1979, 1992, 1996, 2011), among others. The research was carried out with subjects of the class teacher and four students of the EJA room, and the instrument used in the data collection included the application of a questionnaire with open questions. As a result of the research we identified the main causes of evasion and retention in youth and adult education, the contributing factors are related to socio-political- economic factors. In this sense some social aspects such as: family structure, public policies, unemployment, violence, and the school itself contribute to the success or failure of the students.
Keywords: Evasão escolar
Educação de jovens e adultos
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3489
Issue Date: 4-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MEMOC14122017.pdf527,26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.