Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34893
Tipo: | Dissertação |
Título: | Orientação para as coordenações de curso no CCS/UFPB: manual de procedimentos técnicos para avaliações de reconhecimento/renovação de cursos pelo INEP/MEC, conforme normativas do SINAES |
Autor(es): | Araújo, Luana Lima Silva de |
Primeiro Orientador: | Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo orientar, através da criação de um manual, para que as coordenações de curso no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) saibam como proceder com as exigências documentais realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), durante os processos referentes as avaliações externas de Reconhecimento e/ou Renovação de cursos. Em seu desenho metodológico usa o método dedutivo e o meio técnico de investigação observacional; quanto à abordagem, foi do tipo qualitativa; quanto à natureza, uma pesquisa aplicada; quanto aos objetivos, a pesquisa tem caráter exploratório e utiliza como procedimento a pesquisa documental e o estudo de caso, com o produto final a criação de um manual técnico para subsidiar a Coordenação de curso para recebimento de avaliação externa. Foi criado um manual de procedimentos técnicos com o passo a passo sobre a obtenção e produção documental requeridas para a avaliação externa in loco dos atos de Reconhecimento/Renovação de Reconhecimento de curso para o CCS da UFPB. Podemos concluir que o manual criado de acordo com as normas do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) é dotado de grande funcionalidade e adaptabilidade, características subsidiarão para o planejamento e o recebimento das avaliações externas no CCS/UFPB. |
Abstract: | The aim of this research was to provide guidance, through the creation of a manual, to help course coordinators at the Health Sciences Center (CCS) of the Federal University of Paraíba (UFPB) understand how to meet the documentary requirements set by the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) during external evaluation processes for Course Recognition and/or Renewal. Methodologically, it uses deductive methods and observational research techniques; its approach is qualitative; in terms of nature, it is applied research; regarding its purpose, the research is exploratory and employs documentary research and case study as procedures, resulting in the creation of a technical manual to support course coordination during external evaluations. A technical procedure manual was created, detailing step-by-step instructions for obtaining and producing the documents required for in loco external evaluations related to Course Recognition/Renewal of Recognition for CCS at UFPB. It can be concluded that the manual, created according to the standards of the National System for the Evaluation of Higher Education (SINAES), is highly functional and adaptable, characteristics that support planning and preparation for external evaluations at CCS/UFPB. |
Palavras-chave: | Cursos de graduação - avaliação Cursos de graduação - reconhecimento e renovação Ensino superior Ciências da saúde - graduação Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) Avaliação de Cursos de Graduação Reconhecimento/Renovação de curso Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba National System for the Evaluation of Higher Education Evaluation of Undergraduate Programs Course Recognition/Renewal Health Sciences Center of the Federal University of Paraíba |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34893 |
Data do documento: | 12-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LuanaLimaSilvaDeAraújo_Dissert.pdf | 5,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons