Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34909
Tipo: | TCC |
Título: | O brincar e sua importância no processo de aprendizagem na educação infantil |
Autor(es): | Silva, Amanda Nascimento da |
Primeiro Orientador: | Cristina, Sandra |
Resumo: | Esse artigo trata-se uma revisão bibliográfica integrativa, que visa apresentar "O brincar e sua importância no processo de aprendizagem na educação infantil" tem como objetivo discutir como o brincar facilita o processo de aprendizagem das crianças na educação infantil. A pesquisa destaca que as atividades lúdicas desempenham um papel essencial no desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico. O brincar é apresentado como um direito fundamental da infância, conforme estabelecido pela Declaração dos Direitos da Criança e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo defende que o brincar deve ser parte integral do currículo escolar, oferecendo tanto brincadeiras livres quanto atividades mediadas por educadores. Isso garante o desenvolvimento integral das crianças, promovendo autonomia, criatividade e resolução de problemas, ao mesmo tempo que facilita o aprendizado de regras sociais e culturais. O estudo evidencia que o brincar é uma prática essencial para o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil, desempenhando um papel central no processo de aprendizagem. |
Abstract: | This article presents an integrative bibliographic review that aims to discuss "Play and its Importance in the Learning Process in Early Childhood Education." The objective is to explore how play facilitates children's learning processes in early childhood education. The research highlights those playful activities play an essential role in cognitive, emotional, social, and physical development, Play is presented as a fundamental right of childhood, as established by the Declaration of the Rights of the Child and the National Common Curricular Base (BNCC). The study argues that play should be an integral part of the school curriculum, offering both free play and educator-mediated activities. This approach ensures the holistic development of children, promoting autonomy, creativity, and problem-solving skills while facilitating the learning of social and cultural rules. The study emphasizes that play is an essential practice for the comprehensive development of children in early childhood education, playing a central role in the learning process. |
Palavras-chave: | Brincar Aprendizagem Desenvolvimento infantil Educação infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34909 |
Data do documento: | 24-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANS25062025.pdf | 842,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons