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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34915
Tipo: TCC
Título: Uma abordagem em três etapas para o problema de roteamento de veículos com múltiplas restrições de sincronização
Autor(es): Santos, Eduardo Luiz Araujo dos
Primeiro Orientador: Bulhões Júnior, Teobaldo Leite
Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem em três etapas para resolver o Problema de Roteamento de Veículos com Múltiplas Restrições de Sincronização (VRPMS), uma Extensão complexa do Problema de Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo (VRPTW), emquealguns clientes exigem visitas sincronizadas entre dois ou mais veículos. distintos. A proposta utiliza parâmetros de sincronização (δ e γ) que permitem sua Aplicação a diferentes variantes do problema que envolvem restrições sincronizadas. O Método combina uma heurística de Busca Local Iterada (ILS) para geração eficiente de solu¸c˜ oes, um modelo exato de Particionamento de Conjuntos (SP) para refinamento das Soluções, e uma etapa final de validação temporal por meio de um modelo de sincro niza¸c˜ ao. A busca local emprega uma estratégia de concatenação de subsequências para Avaliação de restrições e uma busca em dois estágios para seleção do melhor movimento, com o objetivo de mitigar o impacto da sincronização. Al´em disso, adota-se uma forma relaxada das restrições de sincronização tanto na ILS quanto no modelo de SP. Foram conduzidos experimentos extensivos com base no conjunto de instˆancias de Hojabri et al. (2018), considerando diferentes tamanhos, classes e níveis de sincronização. Os re sultados evidenciam a eficiência da abordagem proposta na geração de soluções de boa qualidade em tempos computacionalmente reduzidos e destacam o impacto das restrições. De sincronização na viabilidade e no custo computacional. A etapa exata demonstrou bom potencial de refinamento das soluções, enquanto o modelo de sincronização permitiu. uma verifica¸c˜ ao rigorosa das janelas relativas entre rotas.
Abstract: This work presents a three-stage approach to solve the Vehicle Routing Problem with Multiple Synchronization Constraints (VRPMS), a complex extension of the Vehicle Routing Problem with Time Windows (VRPTW), in which some customers require syn chronized visits from two or more distinct vehicles. The proposed method incorporates synchronization parameters (δ and γ) that enable its applicability to different problem variants involving synchronization constraints. The approach combines an Iterated Local Search (ILS) heuristic for efficient solution generation, an exact Set Partitioning (SP) mo del for solution refinement, and a final temporal validation stage using a synchronization model. The local search employs a subsequence concatenation strategy for constraint eva luation and a two-stage search mechanism to select the best move, aiming to mitigate the impact of synchronization. Additionally, a relaxed form of synchronization constraints is adopted in both the ILS and the SP model. Extensive experiments were conducted based on the instance set proposed by Hojabri et al. (2018), considering different sizes, instance classes, and synchronization levels. The results highlight the efficiency of the proposed approach in generating high-quality solutions in reduced computational times and emphasize the impact of synchronization constraints on solution feasibility and com putational cost. The exact stage showed strong potential for solution refinement, while the synchronization model enabled a rigorous verification of the relative time windows between routes.
Palavras-chave: Sincronização
Roteamento de veículos
Meta-heurísticas
Programação inteira
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Computação Científica
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34915
Data do documento: 13-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Computação

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