Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3495
Tipo: TCC
Título: Relações de gênero na educação infantil: reflexões e práticas das professoras
Autor(es): Bezerra, Leila Silva
Araújo, Michele da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Jeane Félix da
Resumo: Este trabalho tem como objetivo: a) analisar como as professoras de educação infantil da creche localizada no município de Bayeux lidam com as questões de gênero junto a suas crianças: b) observar como estão sendo trabalhadas as questões de gênero nas salas de referências dessas professoras. Para isso, foram registradas algumas memórias sobre as construções de gênero das autoras e foram realizadas entrevistas com as três professoras de uma creche, localizada no município de Bayeux/PB. Os dados da pesquisa apontam que as professoras, apesar de indicarem não fazer diferenciação de gênero nas suas atividades, na prática, esperam que meninas e meninos se comportem de formas diferentes. Elas reforçam o discurso de que as meninas são mais atentas e comportadas e os meninos são mais agitados e prestam pouca atenção nas aulas. Concluímos que é importante abordar questões de gênero na formação docente e nas práticas educativas com crianças, na perspectiva de construir uma sociedade mais justa para todas as pessoas.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Educação infantil
Gênero
Professoras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3495
Data do documento: 29-Nov-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSB15122017.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.