Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34997
Tipo: | TCC |
Título: | Aprendizagem terapêutica aplicada à medicina vibracional: perspectiva de cuidado e prevenção em saúde |
Autor(es): | Deus, Nyldete Xavier de |
Primeiro Orientador: | Finco, Mateus David |
Resumo: | O presente estudo coaduna um relato de pesquisa de campo a pesquisa bibliográfica no âmbito de análise qualitativa de ação empírica e reflexiva, realizada em uma unidade de saúde integrada em um dos bairros de João Pessoa no Estado da Paraíba. Possui intuito investigativo de evidenciar a presença da aprendizagem terapêutica inserida na medicina vibracional, a medicina que professa a doença como origem de transtornos crônicos dos padrões energéticos pela ausência de hábitos saudáveis, inserida nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, ambas fazem parte das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas. A metodologia se deu através de anamnese institucional, coleta de dados sintomatológicos, acompanhamento dos profissionais em atendimentos e rodas de conversas avaliativas sobre os atendimentos realizados. Por consequente, destaca-se falas de profissionais e usuários expressando como se sentem diante desse desafio do cuidar, correlacionando o quanto a aprendizagem terapêutica, que possui caráter de acolhimento norteador, desafogaria o Sistema Único de Saúde encaminhando os enfermos para o despertar da busca do autoconhecimento, conduzindo-os a lidar com as enfermidades, auxiliando a cuidar-se mais e melhor, sistematizando a qualidade de vida e bem-estar. |
Abstract: | The present study joins a report of fieldwork and bibliographical research within the context of qualitative analysis of empirical and reflective action, carried out in an integrated health unit in one of the districts of João Pessoa in the State of Paraíba. It has the investigative purpose of highlighting the presence of therapeutic learning within the vibrational medicine, the medicine that professes disease as the origin of chronic disorders of energy patterns due to the absence of healthy habits, inserted in Integrative and Complementary Health Practices, both of which are part of Traditional Complementary and Integrative Medicines. The methodology was carried out through institutional anamnesis, symptomatological data collection, monitoring of professionals in care and evaluative conversation circles about the care provided. Therefore, the results highlight professionals and users’ statements expressing how they feel when are faced with this challenge of care, the therapeutic learning, which has a guiding welcoming character, would relieve the unified health system by guiding patients to the awakening of the search for self-knowledge, leading them to deal with illnesses, helping them to take care of themselves more and better and systematizing quality of life and well-being. |
Palavras-chave: | Aprendizagem terapêutica Medicina vibracional Profilaxia Cura |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34997 |
Data do documento: | 29-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NXD01072025.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.