Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34999
Tipo: | TCC |
Título: | O lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil: uma revisão narrativa |
Autor(es): | Oliveira, Paloma Vieira de |
Primeiro Orientador: | Escarião, Andréia Dutra |
Resumo: | O estudo aborda a importância do lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil, destacando suas contribuições para o desenvolvimento integral das crianças. As atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, promovem o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e motor, além de favorecer a criatividade, a autonomia, e a socialização. O objetivo deste estudo é analisar por meio de uma revisão narrativa da literatura, o papel do lúdico na educação infantil e suas implicações no processo de aprendizagem na educação infantil, explorando como as atividades lúdicas influenciam o desenvolvimento integral das crianças. A metodologia adotada foi uma revisão narrativa de literatura, analisando artigos publicados entre 2019 e 2024 em bases de dados como Periódicos CAPES e PubMed. A pesquisa revela que as práticas lúdicas são essenciais para a regulação emocional, o bem-estar e o desenvolvimento da atenção das crianças. Apesar disso, foram identificadas dificuldades relacionadas à implementação dessas práticas devido à falta de recursos e formação adequada dos professores. O estudo sugere a necessidade de aprimorar a capacitação dos educadores e expandir as políticas educacionais para integrar atividades lúdicas no ambiente escolar de forma eficiente. Conclui-se que o lúdico desempenha um papel crucial na educação infantil, sendo uma ferramenta valiosa para a psicopedagogia, promovendo uma aprendizagem significativa e colaborando para a superação de desafios educacionais. O estudo também aponta a importância de realizar pesquisas experimentais e internacionalizar os achados brasileiros nessa área para maior reconhecimento científico. |
Abstract: | This study explores the significance of play in early childhood education, emphasizing its contributions to the holistic development of children. Play activities, such as games and unstructured play, foster cognitive, social, emotional, and motor skills development, while encouraging creativity, autonomy, and socialization. The aim of this study is to analyze, through a narrative literature review, the role of play in early childhood education and its implications for the learning process in early childhood education, exploring how playful activities influence the integral development of children. The methodology adopted was a narrative literature review, analyzing articles published between 2019 and 2024 from databases such as Periódicos CAPES and PubMed. The research indicates that playful practices are essential for emotional regulation, well-being, and attention development in children. However, challenges related to the implementation of these practices were identified due to the lack of resources and adequate teacher training. The study suggests the need to enhance teacher training and expand educational policies to efficiently integrate playful activities into the school environment. It concludes that play plays a crucial role in early childhood education, serving as a valuable tool in psychopedagogy, promoting meaningful learning, and aiding in overcoming educational challenges. The study also highlights the importance of conducting experimental research and internationalizing Brazilian findings in this field for greater scientific recognition. |
Palavras-chave: | Psicopedagogia Educação infantil Lúdico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34999 |
Data do documento: | 16-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PVO010772025.pdf | 408,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons