Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35002
Tipo: | TCC |
Título: | A psicopedagogia na escola e na família em casos de autismo: uma revisão da literatura |
Autor(es): | Cosendey, Raquel da Silva |
Primeiro Orientador: | Souza, Sandra Cristina Moraes de |
Resumo: | A atuação da psicopedagogia no contexto escolar e familiar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é essencial para enfrentar os desafios que essas crianças apresentam, como dificuldades na comunicação, interação social e comportamentos repetitivos. Este estudo tem como objetivo investigar as práticas psicopedagógicas utilizadas na escola e na família, focando nas principais abordagens voltadas para o suporte educacional de crianças com TEA, visando identificar as práticas mais eficazes para promover sua autonomia e habilidades sociais. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, que proporciona uma análise ampla dos estudos recentes sobre o tema, sintetizando as melhores práticas educacionais e familiares no suporte a crianças com TEA. A pesquisa conclui que a integração de esforços entre educadores e familiares é vital para o sucesso das intervenções e para a promoção da autonomia e habilidades sociais dessas crianças |
Abstract: | The role of psychopedagogy in the school and family context of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) is essential to address the challenges these children face, such as difficulties in communication, social interaction, and repetitive behaviors. This study aims to investigate psychopedagogical practices used in schools and families, focusing on the main approaches aimed at educational support for children with ASD, seeking to identify the most effective practices to promote their autonomy and social skills. This is an integrative literature review, providing a broad analysis of recent studies on the topic, synthesizing the best educational and family practices in supporting children with ASD. The research concludes that the integration of efforts between educators and families is vital for the success of interventions and for promoting the autonomy and social skills of these children. |
Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista (TEA) Psicopedagogia Família - escola |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35002 |
Data do documento: | 23-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RSC01072025.pdf | 722,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.