Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3502
Tipo: TCC
Título: Atuação de pedagogos nos cursos de formação e capacitação da Polícia Miliar do Estado da Paraíba
Autor(es): Ribeiro, Karen Christine Monteiro de Araújo
Primeiro Orientador: Silva, Severino Bezerra da
Resumo: Esta pesquisa foca a atuação do Pedagogo no Curso de Formação de Policiais Militares do Estado da Paraíba (PMPB) tomando de dois aspectos considerados importantes para a realização desta presente investigação: o de aluna do curso de Pedagogia e o de policial militar atuando no Centro de Educação da PMPB. O objetivo foi analisar a contribuição do pedagogo junto a Coordenadoria de Ensino, Treinamento e Pesquisa (CETP) da Polícia Militar. De natureza quali-quanti (GIL, 2002), parte de um estudo bibliográfico, tendo por base o levantamento de fontes e coleta de dados a partir de uma entrevista estruturada, com três pedagogos que atuam no CEPM/PB, e apoiando-se, também, na história oral temática (MEIHY; HOLANDA, 2014). Alguns resultados apontam para as possibilidades e limites dos pedagogos, quando verificamos que embora não determinando as formações, mas orientando e fazendo as intervenções, fundamentadas no conhecimento adquirido, das práticas educativas na formação policial, eles conseguem desenvolver um trabalho que tem resultados satisfatórios na corporação. Despertando, assim, na PMPB, a busca pela formação humanista e técnica. Por fim, podemos concluir que os pedagogos contribuem nos processos formativos que a instituição promove na orientação das práticas educativas da formação policial.
Abstract: This research focuses on the Pedagogue‟s performance in the Military Police Training Course of the State of Paraíba (PMPB), taking two aspects considered important for the realization of this present investigation: the student of the course of Pedagogy and the military police acting in the Center of Education of the PMPB. The objective was to analyze the contribution of the pedagogue with the Coordination of Teaching, Training and Research (CETP) of the Military Police. Based on qualitative-quantitative (GIL, 2002), starts from a bibliographical study, based on the collection of sources and datas from a structured interview, with three pedagogues that work in the CEPM / PB, and in thematic oral history (MEIHY; HOLLAND, 2014). Some results point to the possibilities and limits of the pedagogues, when we verify that although not determining the formations, but guiding and making the interventions, based on the knowledge acquired, of the educational practices in the police training, they manage to develop a work that has satisfactory results in the corporation. Stimulating, in the PMPB, the search for humanistic and technical training. Finally, we can conclude that the pedagogues contribute in the formative processes that the institution promotes in the orientation of the educational practices of the police formation.
Palavras-chave: Pedagogia
Formação policial militar
Atuação de pedagogos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3502
Data do documento: 4-Dez-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KCMAR14122017.pdf871,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.