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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35023| Tipo: | TCC |
| Título: | A responsabilidade civil decorrente do cyberbullying sob a ótica do ordenamento jurídico brasileiro |
| Autor(es): | Silva, Andreza dos Santos |
| Primeiro Orientador: | Godinho, Adriano Marteleto |
| Resumo: | Este trabalho teve como objetivo discutir os fenômenos do bullying, cyberbullying e cyberstalking, buscando compreender os mecanismos utilizados para a prática desses atos na era digital e os impactos causados em crianças e jovens. A análise foi centrada nos direitos definidos pelo ordenamento jurídico brasileiro, considerando o papel educativo das instituições de ensino, que se deparam com essas violações de direitos tanto no campo civil quanto penal. A metodologia adotada foi qualitativa, com abordagem teórico-bibliográfica, explorando dados sobre a violência digital e suas consequências. O estudo também analisou políticas públicas voltadas para a prevenção desses crimes, além de abordar a responsabilidade civil das escolas e dos pais em relação a atos ilícitos praticados por alunos, tanto no ambiente escolar quanto fora dele. Foi destacado o papel da responsabilidade civil na reparação dos danos causados, mas também na aplicação de medidas pedagógicas para prevenir novas infrações. A pesquisa evidenciou a necessidade de uma maior estrutura pedagógica e psicológica nas escolas para lidar com os efeitos do cyberbullying, além da urgência em capacitar os educadores para identificar e combater essas práticas. Constatou- se que o direito à personalidade de crianças e adolescentes continua sendo violado, e que o ambiente escolar requer mais cuidado na formação ética e digital, com foco na proteção dos direitos fundamentais e na construção de uma cultura de respeito e responsabilidade. |
| Abstract: | Este trabalho teve como objetivo discutir os fenômenos do bullying, cyberbullying e cyberstalking, buscando compreender os mecanismos utilizados para a prática desses atos na era digital e os impactos causados em crianças e jovens. A análise foi centrada nos direitos definidos pelo ordenamento jurídico brasileiro, considerando o papel educativo das instituições de ensino, que se deparam com essas violações de direitos tanto no campo civil quanto penal. A metodologia adotada foi qualitativa, com abordagem teórico-bibliográfica, explorando dados sobre a violência digital e suas consequências. O estudo também analisou políticas públicas voltadas para a prevenção desses crimes, além de abordar a responsabilidade civil das escolas e dos pais em relação a atos ilícitos praticados por alunos, tanto no ambiente escolar quanto fora dele. Foi destacado o papel da responsabilidade civil na reparação dos danos causados, mas também na aplicação de medidas pedagógicas para prevenir novas infrações. A pesquisa evidenciou a necessidade de uma maior estrutura pedagógica e psicológica nas escolas para lidar com os efeitos do cyberbullying, além da urgência em capacitar os educadores para identificar e combater essas práticas. Constatou- se que o direito à personalidade de crianças e adolescentes continua sendo violado, e que o ambiente escolar requer mais cuidado na formação ética e digital, com foco na proteção dos direitos fundamentais e na construção de uma cultura de respeito e responsabilidade. |
| Palavras-chave: | Responsabilidade civil Cyberbullying Bullying Civil liability |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Jurídicas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35023 |
| Data do documento: | 8-Mai-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Direito - Santa Rita |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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