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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35023
Tipo: TCC
Título: A responsabilidade civil decorrente do cyberbullying sob a ótica do ordenamento jurídico brasileiro
Autor(es): Silva, Andreza dos Santos
Primeiro Orientador: Godinho, Adriano Marteleto
Resumo: Este trabalho teve como objetivo discutir os fenômenos do bullying, cyberbullying e cyberstalking, buscando compreender os mecanismos utilizados para a prática desses atos na era digital e os impactos causados em crianças e jovens. A análise foi centrada nos direitos definidos pelo ordenamento jurídico brasileiro, considerando o papel educativo das instituições de ensino, que se deparam com essas violações de direitos tanto no campo civil quanto penal. A metodologia adotada foi qualitativa, com abordagem teórico-bibliográfica, explorando dados sobre a violência digital e suas consequências. O estudo também analisou políticas públicas voltadas para a prevenção desses crimes, além de abordar a responsabilidade civil das escolas e dos pais em relação a atos ilícitos praticados por alunos, tanto no ambiente escolar quanto fora dele. Foi destacado o papel da responsabilidade civil na reparação dos danos causados, mas também na aplicação de medidas pedagógicas para prevenir novas infrações. A pesquisa evidenciou a necessidade de uma maior estrutura pedagógica e psicológica nas escolas para lidar com os efeitos do cyberbullying, além da urgência em capacitar os educadores para identificar e combater essas práticas. Constatou- se que o direito à personalidade de crianças e adolescentes continua sendo violado, e que o ambiente escolar requer mais cuidado na formação ética e digital, com foco na proteção dos direitos fundamentais e na construção de uma cultura de respeito e responsabilidade.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo discutir os fenômenos do bullying, cyberbullying e cyberstalking, buscando compreender os mecanismos utilizados para a prática desses atos na era digital e os impactos causados em crianças e jovens. A análise foi centrada nos direitos definidos pelo ordenamento jurídico brasileiro, considerando o papel educativo das instituições de ensino, que se deparam com essas violações de direitos tanto no campo civil quanto penal. A metodologia adotada foi qualitativa, com abordagem teórico-bibliográfica, explorando dados sobre a violência digital e suas consequências. O estudo também analisou políticas públicas voltadas para a prevenção desses crimes, além de abordar a responsabilidade civil das escolas e dos pais em relação a atos ilícitos praticados por alunos, tanto no ambiente escolar quanto fora dele. Foi destacado o papel da responsabilidade civil na reparação dos danos causados, mas também na aplicação de medidas pedagógicas para prevenir novas infrações. A pesquisa evidenciou a necessidade de uma maior estrutura pedagógica e psicológica nas escolas para lidar com os efeitos do cyberbullying, além da urgência em capacitar os educadores para identificar e combater essas práticas. Constatou- se que o direito à personalidade de crianças e adolescentes continua sendo violado, e que o ambiente escolar requer mais cuidado na formação ética e digital, com foco na proteção dos direitos fundamentais e na construção de uma cultura de respeito e responsabilidade.
Palavras-chave: Responsabilidade civil
Cyberbullying
Bullying
Civil liability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Jurídicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35023
Data do documento: 8-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Direito - Santa Rita

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