Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35126
Tipo: TCC
Título: Investigando o interesse dos estudantes nas operações aditivas por meio de jogos em uma escola do campo
Autor(es): Barroso, Michael Pereira
Primeiro Orientador: Angelo, Cristiane Borges
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral investigar as potencialidades dos jogos matemáticos para despertar o interesse dos estudantes nas operações do campo aditivo. Os objetivos específicos incluíram: elaborar uma sequência de atividades envolvendo jogos e as operações de adição e subtração; desenvolver a sequência de atividades envolvendo jogos e as operações de adição e subtração em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental, em uma escola quilombola; verificar como os jogos promovem o envolvimento e o interesse na aprendizagem das operações de adição e subtração, a partir da perspectiva dos alunos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, exploratória e de intervenção pedagógica, utilizando a observação e questionário como instrumentos de coleta de dados. Os participantes foram dezesseis estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola quilombola. Os resultados mostraram que os jogos atraíram a atenção dos alunos e estimularam emoções positivas, destacando o papel da ludicidade na criação de um ambiente de aprendizagem motivador. Conclui-se que é fundamental integrar práticas lúdicas no ensino de Matemática, pois essas abordagens não apenas permitem que os alunos percebam a Matemática de maneira positiva, mas também os motivam a se engajar mais na aprendizagem dos conteúdos dessa disciplina.
Abstract: The general objective of this study was to investigate the potential of mathematical games to arouse students' interest in the operations of the additive field. The specific objectives included: to develop a sequence of activities involving games and the operations of addition and subtraction; develop the sequence of activities involving games and the operations of addition and subtraction in a class of the third year of Elementary School, in a quilombola school; to verify how games promote involvement and interest in learning the operations of addition and subtraction, from the students' perspective. The research adopted a qualitative, exploratory and pedagogical intervention approach, using observation and questionnaire as data collection instruments. The participants were sixteen students from the 3rd year of Elementary School at a quilombola school. The results showed that the games attracted the attention of the students and stimulated positive emotions, highlighting the role of playfulness in creating a motivating learning environment. It is concluded that it is essential to integrate playful practices in the teaching of Mathematics, as these approaches not only allow students to perceive Mathematics in a positive way, but also motivate them to engage more in learning the contents of this subject.
Palavras-chave: Jogos matemáticos
Campo aditivo
Escola do campo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35126
Data do documento: 5-Nov-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MPB09072025.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.