Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35126
Tipo: | TCC |
Título: | Investigando o interesse dos estudantes nas operações aditivas por meio de jogos em uma escola do campo |
Autor(es): | Barroso, Michael Pereira |
Primeiro Orientador: | Angelo, Cristiane Borges |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo geral investigar as potencialidades dos jogos matemáticos para despertar o interesse dos estudantes nas operações do campo aditivo. Os objetivos específicos incluíram: elaborar uma sequência de atividades envolvendo jogos e as operações de adição e subtração; desenvolver a sequência de atividades envolvendo jogos e as operações de adição e subtração em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental, em uma escola quilombola; verificar como os jogos promovem o envolvimento e o interesse na aprendizagem das operações de adição e subtração, a partir da perspectiva dos alunos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, exploratória e de intervenção pedagógica, utilizando a observação e questionário como instrumentos de coleta de dados. Os participantes foram dezesseis estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola quilombola. Os resultados mostraram que os jogos atraíram a atenção dos alunos e estimularam emoções positivas, destacando o papel da ludicidade na criação de um ambiente de aprendizagem motivador. Conclui-se que é fundamental integrar práticas lúdicas no ensino de Matemática, pois essas abordagens não apenas permitem que os alunos percebam a Matemática de maneira positiva, mas também os motivam a se engajar mais na aprendizagem dos conteúdos dessa disciplina. |
Abstract: | The general objective of this study was to investigate the potential of mathematical games to arouse students' interest in the operations of the additive field. The specific objectives included: to develop a sequence of activities involving games and the operations of addition and subtraction; develop the sequence of activities involving games and the operations of addition and subtraction in a class of the third year of Elementary School, in a quilombola school; to verify how games promote involvement and interest in learning the operations of addition and subtraction, from the students' perspective. The research adopted a qualitative, exploratory and pedagogical intervention approach, using observation and questionnaire as data collection instruments. The participants were sixteen students from the 3rd year of Elementary School at a quilombola school. The results showed that the games attracted the attention of the students and stimulated positive emotions, highlighting the role of playfulness in creating a motivating learning environment. It is concluded that it is essential to integrate playful practices in the teaching of Mathematics, as these approaches not only allow students to perceive Mathematics in a positive way, but also motivate them to engage more in learning the contents of this subject. |
Palavras-chave: | Jogos matemáticos Campo aditivo Escola do campo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação do Campo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35126 |
Data do documento: | 5-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MPB09072025.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.