Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35133
Tipo: | TCC |
Título: | Ludicidade nas aulas de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades e desafios |
Autor(es): | Araújo, Anielly Souza de |
Primeiro Orientador: | Miranda, Joseval dos Reis |
Resumo: | O ensino da Matemática, na maioria das vezes, é visto como algo difícil e desafiador para grande parte dos alunos. Trazer a experiência por meio do lúdico para esse componente curricular sempre foi uma possibilidade considerada por muitos docentes. No entanto, nem sempre a atividade proposta é percebida de forma lúdica por todos os estudantes. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo geral compreender como o uso de atividades lúdicas contribui para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos pelos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, destacam-se: identificar e analisar as reações dos alunos em relação ao uso de atividades lúdicas e não lúdicas no ensino da Matemática; perceber as singularidades e preferências dos alunos quanto à aprendizagem da Matemática; identificar a vivência ou não da ludicidade pelos alunos; e apontar possibilidades significativas para o trabalho com a Matemática por meio de práticas lúdicas e não lúdicas. Como percurso metodológico, escolheu-se a abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa participante. Os procedimentos de geração de dados foram: observação participante, oficinas pedagógicas e rodas de conversa. Os dados gerados foram analisados com base na Análise Temática. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, na qual o Estágio Supervisionado IV ocorreu em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, durante o final do ano letivo de 2024. O estudo fundamentou-se teoricamente em autores como Luckesi (2022), Massa (2015), Rau (2013), entre outros, para tratar da ludicidade e das atividades lúdicas. Para o ensino e a ludicidade na Matemática, destacam-se também a BNCC (Brasil, 2018), Nacarato, Mengali e Passos (2011), Moura (2009), Grando (2000), entre outros. Os resultados da pesquisa evidenciaram que, por meio das reações e relatos dos alunos durante as oficinas pedagógicas, foi possível perceber que os recursos lúdicos nem sempre despertam o interesse pela aprendizagem da Matemática — o que pode ocorrer também com estratégias não lúdicas —, considerando a ludicidade como uma vivência interna. A ludicidade promove possibilidades para o desenvolvimento integral dos alunos, mas também acarreta desafios, pois, quando as atividades lúdicas não são efetivamente vivenciadas, podem gerar desmotivação. Assim, não se deve considerar uma metodologia superior à outra, pois sua eficácia depende da realidade da sala de aula e das particularidades dos alunos. É fundamental que os estudantes possam expressar se consideraram lúdica ou não determinada vivência. Por fim, conclui-se que o planejamento de qualquer atividade, lúdica ou não, deve levar em conta as singularidades da turma. |
Abstract: | La enseñanza de las matemáticas a menudo se considera algo difícil y desafiante para la mayoría de los estudiantes. Incorporar la experiencia a través del juego a este componente curricular siempre ha sido una posibilidad considerada por muchos docentes. Sin embargo, no siempre la actividad propuesta es percibida como lúdica por todos los alumnos. Así, el presente trabajo tiene como objetivo general comprender cómo el uso de actividades lúdicas contribuye al proceso de enseñanza y aprendizaje de contenidos matemáticos por parte de estudiantes de los años iniciales de la educación primaria. Se destacan los siguientes objetivos específicos: identificar y analizar las reacciones de los estudiantes ante el uso de actividades lúdicas y no lúdicas en la enseñanza de las Matemáticas; comprender las singularidades y preferencias de los estudiantes respecto al aprendizaje de las Matemáticas; Identificar si los estudiantes experimentan o no la alegría; y señalar posibilidades significativas para trabajar las Matemáticas a través de prácticas lúdicas y no lúdicas. Como enfoque metodológico se optó por el enfoque cualitativo, a través de la investigación participativa. Los procedimientos de generación de datos fueron: observación participante, talleres pedagógicos y círculos de conversación. Los datos generados fueron analizados con base en el Análisis Temático. La investigación se llevó a cabo en una escuela pública, en la que se desarrolló la Práctica Supervisada IV en una clase de 4º grado de Educación Primaria, durante el final del año escolar 2024. El estudio se basó teóricamente en autores como Luckesi (2022), Massa (2015), Rau (2013), entre otros, para abordar la lúdica y las actividades lúdicas. Por la enseñanza y el carácter lúdico de las Matemáticas también se destacan la BNCC (Brasil, 2018), Nacarato, Mengali y Passos (2011), Moura (2009), Grando (2000), entre otros. Los resultados de la investigación mostraron que, a través de las reacciones y relatos de los estudiantes durante los talleres pedagógicos, fue posible percibir que los recursos lúdicos no siempre despiertan el interés por el aprendizaje de las Matemáticas —lo que también puede ocurrir con estrategias no lúdicas—, considerando lo lúdico como una experiencia interna. La lúdica promueve posibilidades para el desarrollo integral de los estudiantes, pero también trae desafíos, pues cuando las actividades lúdicas no son vivenciadas de manera efectiva, pueden generar desmotivación. Por tanto, una metodología no debe considerarse superior a otra, ya que su eficacia depende de la realidad del aula y de las particularidades del alumnado. Es esencial que los estudiantes puedan expresar si consideraron que una determinada experiencia fue divertida o no. Finalmente, se concluye que la planificación de cualquier actividad, sea lúdica o no, debe tener en cuenta las singularidades de la clase. |
Palavras-chave: | Ludicidade Ensino de matemática Ensino fundamental - anos iniciais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35133 |
Data do documento: | 5-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ASA09072025.pdf | 4,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons