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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35148
Tipo: | TCC |
Título: | A mediação do processo de alfabetização por meio de jogos: relato de experiência |
Autor(es): | Silva, Emilly Lorany Santos da |
Primeiro Orientador: | Lira, Ildo Salvino de |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso é um relato de experiência que aborda a mediação do processo de alfabetização por meio de jogos, tomando como ponto de partida, as vivências no projeto “Práticas de ensino na alfabetização na escola pública, e a progressão da aprendizagem: acompanhando crianças do 3º e 4º ano do ensino fundamental não alfabetizadas", vinculado ao Programa de Apoio às Licenciaturas (PROLICEN/UFPB/2024). Assim, reflete-se como os jogos de alfabetização são inseridos e trabalhados na rotina de acompanhamento pedagógico das crianças, bem como aborda a vivência de alguns desses jogos, evidenciando as suas contribuições para o processo de alfabetização das crianças. Dessa forma, realizou-se, então, uma pesquisa de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por intermédio de fotos e registros nos cadernos de acompanhamento. A discussão teórica norteia-se a partir dos estudos de Soares (2011), Lopes e Vieira (2012), Morais (2012) Silva e Morais (2022), Kishimoto (2011), entre outros estudiosos. Através desse relato demonstra-se que os jogos empregados foram valiosos para a mediação do processo de alfabetização, por auxiliarem na progressão das crianças frente ao desenvolvimento de habilidades da consciência fonológica e para a compreensão do Sistema de Escrita Alfabética, proporcionando uma aprendizagem lúdica e significativa. Além disso, neste relato evidencia-se as contribuições dessa experiência para a formação inicial enquanto futura professora alfabetizadora. |
Abstract: | O presente trabalho de conclusão de curso é um relato de experiência que aborda a mediação do processo de alfabetização por meio de jogos, tomando como ponto de partida, as vivências no projeto “Práticas de ensino na alfabetização na escola pública, e a progressão da aprendizagem: acompanhando crianças do 3º e 4º ano do ensino fundamental não alfabetizadas", vinculado ao Programa de Apoio às Licenciaturas (PROLICEN/UFPB/2024). Assim, reflete-se como os jogos de alfabetização são inseridos e trabalhados na rotina de acompanhamento pedagógico das crianças, bem como aborda a vivência de alguns desses jogos, evidenciando as suas contribuições para o processo de alfabetização das crianças. Dessa forma, realizou-se, então, uma pesquisa de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por intermédio de fotos e registros nos cadernos de acompanhamento. A discussão teórica norteia-se a partir dos estudos de Soares (2011), Lopes e Vieira (2012), Morais (2012) Silva e Morais (2022), Kishimoto (2011), entre outros estudiosos. Através desse relato demonstra-se que os jogos empregados foram valiosos para a mediação do processo de alfabetização, por auxiliarem na progressão das crianças frente ao desenvolvimento de habilidades da consciência fonológica e para a compreensão do Sistema de Escrita Alfabética, proporcionando uma aprendizagem lúdica e significativa. Além disso, neste relato evidencia-se as contribuições dessa experiência para a formação inicial enquanto futura professora alfabetizadora. |
Palavras-chave: | Processo de alfabetização Mediação Jogos de alfabetização |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35148 |
Data do documento: | 24-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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