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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3520
Tipo: TCC
Título: Jogos matemáticos e resolução de problemas no campo aditivo: qual a contribuição?
Autor(es): Oliveira, Renata Rodrigues de
Souza, Valéria Vieira dos Santos
Primeiro Orientador: Azerêdo, Maria Alves de
Resumo: O presente trabalho que teve como tema Jogos Matemáticos e Resolução de Problemas no Campo Aditivo: qual a contribuição? originou-se por meio de um projeto de pesquisa, envolvendo a atuação de duas alunas de Pedagogia – UFPB, em situações de docência, em uma escola da rede municipal de João Pessoa. O objetivo geral foi analisar a importância dos jogos e da resolução de problemas como meios facilitadores no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, no que diz respeito ao campo aditivo (adição e subtração). Para a construção desse trabalho, nos baseamos em alguns teóricos, como Alves (2009 ); Diniz (2001); Grando (2004); Guerios, Agranionih, Zimer (2014); Lopes (2014); Moretti e Souza (2015); Muniz (2014); Nunes et.al (2005); Pozo e Echeverría (1998); Stancanelli (2001); Spinillo e Magina (2004), que discutem a importância de jogos e resolução de problemas como metodologia para o ensino da matemática. A metodologia utilizada foi através de uma pesquisa qualitativa, na qual foram aplicados jogos e atividades envolvendo a Resolução de Problemas e o Campo Aditivo uma turma do 4° ano “B” de uma escola pública de João Pessoa. Sendo assim, este trabalho procurou contribuir no processo de ensino – aprendizagem de Matemática, nos anos iniciais, por meio de jogos matemáticos e resoluções de problemas, diferenciando-se do método tradicional e mecânico, assim possibilitando a formação de cidadãos críticos, preparados para atender as novas exigências educacionais. Além de formar teoricamente e metodologicamente estudantes do curso de pedagogia.
Abstract: The present work that had as theme Mathematical Games and Problem Solving in the Additive Field: what is the contribution? originated through a research project, involving the performance of two Pedagogy students - UFPB, in teaching situations, in a school of the municipal network of João Pessoa. The general objective was to analyze the importance of games and problem solving as a facilitator in the process of teaching and learning of students, with respect to the additive field (addition and subtraction). For the construction of this work, we rely on some theorists, such as Alves (2009); Diniz (2001); Grando (2004); Gueros, Agranionih, Zimer (2014); Lopes (2014); Moretti and Souza (2015); Muniz (2014); Nunes et.al (2005); Pozo and Echeverría (1998); Stancanelli (2001); Spinillo and Magina (2004), who discuss the importance of games and problem solving as a methodology for teaching mathematics. The methodology used was through a qualitative research, in which games and activities involving the Problem Solving and the Additive Field were applied to a 4th grade "B" class from a public school in João Pessoa. Thus, this work sought to contribute in the teaching - learning process of mathematics, in the early years, through mathematical games and problem solving, differentiating itself from the traditional and mechanical method, thus enabling the formation of critical citizens, prepared to attend the new educational requirements. In addition to form theoretically and methodologically students of the course of pedagogy.
Palavras-chave: Jogos matemáticos
Resolução de problemas
Campo aditivo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3520
Data do documento: 4-Dez-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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