Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35213
Tipo: TCC
Título: Vivências de educação emocional com discentes dos anos iniciais do ensino fundamental: uma observação participante de um projeto de extensão universitária
Autor(es): Barros, Rahyanne Milene da Silva
Primeiro Orientador: Dantas, Taísa Caldas
Resumo: Os estudos acerca das emoções evidenciam sua importância para o processo de ensino-aprendizagem e para a construção de relações sociais saudáveis. Este estudo caracteriza-se como relato de experiência, que surgiu através de um projeto de extensão vinculado ao PROLICEN da UFPB. O projeto ocorreu em uma escola pública, localizada em um bairro de vulnerabilidade socioeconômica. O objetivo geral é analisar como o campo da Educação Emocional pode colaborar para o fortalecimento identitário e construção de vínculos escolares saudáveis entre estudantes com e sem deficiência dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, adotando os seguintes passos metodológicos: pesquisa de campo, grupo focal, observações participantes e não participantes e entrevistas semiestruturadas. Os resultados do estudo evidenciam que a Educação Emocional beneficia a autoestima e identidade dos discentes dos anos iniciais, além de ressignificar o olhar capacitista e possibilitar um convívio harmonioso entre os estudantes sem deficiência e seus pares com deficiência.
Abstract: Studies on emotions show their importance for the teaching-learning process and for building healthy social relationships. This study is characterized as an experience report, which came about through an extension project linked to UFPB's PROLICEN. The project took place in a public school located in a socioeconomically vulnerable neighborhood. The overall aim is to analyze how the field of Emotional Education can help strengthen identities and build healthy school bonds between students with and without disabilities in the early years of elementary school. To achieve this goal, a qualitative study was carried out, using the following methodological steps: field research, focus groups, participant and non-participant observations and semi-structured interviews. The results of the study show that Emotional Education benefits the self-esteem and identity of students in the early years, as well as reframing the ableist view and enabling harmonious coexistence between students without disabilities and their peers with disabilities.
Palavras-chave: Educação emocional
Ensino fundamental
Extensão universitária
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35213
Data do documento: 5-Mai-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMSB17072025.pdf5,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.