Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35216
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Ana Clara Mendes-
dc.date.accessioned2025-07-17T14:30:34Z-
dc.date.available2025-07-17-
dc.date.available2025-07-17T14:30:34Z-
dc.date.issued2025-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35216-
dc.description.abstractThis study is based on the understanding that the literacy of children with Autism Spectrum Disorder is a topic that presents many biases to be explored, since it presents a greater unfolding, both of the pedagogical work and of the cognitive, motor and psychosocial development of the subject. Based on this idea, the study was delimited to meet the main objective, to analyze the challenges and strategies of teachers in the literacy process of children with ASD. And specifically, to identify the strategies used from the teaching resources produced for literacy; to evaluate the contributions of the theory of Psychogenesis of Reading and Writing for classroom practice with students with ASD; to know the teachers' conceptions about the contributions of psychogenesis to the literacy of children with ASD. It was necessary to seek theoretical support to reference the information collected, based on studies by Ferreiro and Teberosky (1999), Soares (2020), Russo (2001), among others. For better support, the research was carried out using qualitative and exploratory methodology, resulting in a field study, which through data collection instruments, such as participant observation, semistructured interviews and field notebooks, made it possible to analyze and discuss the data collected in the experience with the participants, namely: student with ASD, teachers, manager and caregiver. Thus, the study was carried out in a school institution, located in the city of Monteiro/PB and resulted in evidence of several challenges and strategies experienced in the literacy process of children with ASD, from the stigmas with the student with ASD to the initiative to get to know and live with the child. Another crucial point is highlighted here, which is the teachers' lack of knowledge about the theory of Psychogenesis of Reading and Writing, even using it in an educational program implemented in the school, which has principles parallel to Psychogenesis, however, on the other hand, it diverges in its formulation and application in the school context. In view of this, we recognize the importance of taking a more precise look to understand in practice how literacy is carried out and achieved for children with ASD, as well as understanding that the Theory of Psychogenesis can be an ally for such development.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-17T14:30:34Z No. of bitstreams: 1 ACMS17072025.pdf: 1474444 bytes, checksum: d07c0ac805ef2904379c919cf9ec3813 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-17T14:30:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ACMS17072025.pdf: 1474444 bytes, checksum: d07c0ac805ef2904379c919cf9ec3813 (MD5) Previous issue date: 2025-04-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPsicogênese da língua escritapt_BR
dc.subjectCriança com TEApt_BR
dc.titlePsicogênese da leitura e escrita em crianças com TEA: desafios e estratégias de ensinopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo-
dc.description.resumoO presente trabalho parte do entendimento que a alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista é uma temática que apresenta muitos vieses a serem explorados, em razão de apresentarem um desdobramento maior, tanto do trabalho pedagógico, quanto do desenvolvimento cognitivo, motor e psicossocial do sujeito. Partindo dessa ideia, o estudo foi delimitado para atender o objetivo principal, analisar os desafios e estratégias de professores no processo de Alfabetização de crianças com TEA. E especificamente, identificar as estratégias utilizadas a partir dos recursos didáticos produzidos para a alfabetização; avaliar as contribuições da teoria da Psicogênese da Leitura e Escrita para prática em sala de aula junto a estudantes com TEA; conhecer as concepções dos professores sobre as contribuições da psicogênese para alfabetização de crianças com TEA. Fez-se necessário buscar apoio teórico para referenciar as informações coletadas, baseando-se em estudos de Ferreiro e Teberosky (1999), Soares (2020), Russo (2001), dentre outros. Para melhor aporte, a pesquisa deu-se pela metodologia qualitativa e exploratória, resultando em um estudo de campo, o qual por meio dos instrumentos de coleta de dados, tais como, observação participante, entrevista semiestruturada e caderno de campo, tornou-se viável analisar e discorrer os dados coletados na vivência com os participantes, sendo eles: aluno com TEA, professoras, gestora e cuidadora. Desse modo, o estudo foi realizado em uma instituição escolar, localizada no município de Monteiro/PB e teve como resultados a evidência de diversos desafios e estratégias experienciadas no processo de alfabetização de crianças com TEA, desde os estigmas com o aluno com TEA até a iniciativa de conhecer e conviver com a criança. Destaca-se aqui outro ponto crucial que é o desconhecimento das professoras a respeito da teoria da Psicogênese da Leitura e Escrita, mesmo a utilizando em um programa educacional, implantado na escola, que têm princípios paralelos a Psicogênese, no entanto por outro lado diverge-se em sua formulação e aplicação no contexto escolar. Diante disso, reconhecemos a importância de dar um olhar mais preciso para compreender na prática como é realizado e concretizado a alfabetização de criança com TEA, bem como, entender que a Teoria da Psicogênese pode ser uma aliada para tal desenvolvimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACMS17072025.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.