Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35218
Tipo: TCC
Título: A formação do pedagogo na Paraíba sobre alfabetização e letramento
Autor(es): Costa, Camila Laiccer Silva da
Primeiro Orientador: Dias, Émille Burity
Resumo: O presente trabalho investiga a formação de pedagogos(as) nos cursos de Pedagogia, em dez Universidades públicas e uma faculdade particular, na Paraíba, e sua relação com o processo de alfabetização e letramento. O objetivo geral constitui-se em: verificar conteúdos e referências bibliográficas sobre alfabetização selecionados pelos cursos de pedagogia na Paraíba. Para alcançar o objetivo proposto nesta pesquisa qualitativa, adotou-se como metodologia a pesquisa documental, que permitiu uma análise aprofundada das ementas dos cursos. As instituições investigadas são dez Universidades públicas e uma particular, todas localizadas na Paraíba.A obtenção do acesso às ementas dos componentes curriculares vinculados ao processo de alfabetização e letramento, ocorreu no PPCs dos cursos, publicados em seus sites oficiais. Os resultados indicam uma maior inserção de componentes curriculares que estejam relacionados com o processo de alfabetização, revelando a necessidade de um PPC que fortaleça a formação de futuros pedagogos (as) no âmbito da alfabetização e letramento.
Abstract: This study investigates the training of educators in Pedagogy courses at ten public universities and one private college in Paraíba, and its relationship with the literacy process. The general objective is to verify content and bibliographical references on literacy selected by pedagogy courses in Paraíba. To achieve the objective proposed in this qualitative research, documentary research was adopted as the methodology, which allowed an in-depth analysis of the course syllabuses. The institutions investigated are ten public universities and one private university, all located in Paraíba. Access to the syllabuses of the curricular components linked to the literacy process was obtained in the PPCs of the courses, published on their official websites. The results indicate a greater inclusion of curricular components that are related to the literacy process, revealing the need for a PPC that strengthens the training of future educators in the area of literacy and literacy.
Palavras-chave: Alfabetização
Pedagogia
Formação de professores (as)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35218
Data do documento: 5-Mai-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLSC17072025.pdf808,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.