Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3523
metadata.dc.type: TCC
Title: A sexualidade das crianças na perspectiva das professoras de educação infantil de uma escola do município de Mamanguape/PB
metadata.dc.creator: Souza, Sandra Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Jeane Félix da
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a sexualidade infantil no contexto escolar e conhecer quais as perspectivas que as professoras de uma escola de educação infantil e fundamental do município de Mamanguape/PB têm em relação à sexualidade dos seus alunos/as. Neste sentido, foram realizadas entrevistas com as quatro professoras educação infantil da escola estudada visando conhecer a partir de suas falas o que pensam e como se posicionam frente às manifestações das sexualidades das crianças, como também se elas consideram importante estarem preparada para abordar a temática. Desse modo, os resultados analisados apontam para uma lacuna em relação às professoras da educação infantil no que diz respeito às questões de sexualidade das crianças. Foi percebido que as entrevistadas não se sentiam à vontade ou não estavam preparadas para falar e lidar sobre/com a sexualidade infantil. Na opinião das professoras esse tema é de responsabilidade das famílias e não da escola. Esta é uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, fora utilizado para baseamento o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, livros, artigos e documentos oficiais (2000 a 2017).
Abstract: The following paperwork proposes to approach child sexuality on school context and to know which are the perspectives of the teachers from a nursery school at Mamanguape city/PB about their students’ sexuality. In this sense, an interview was made with four teachers aiming to know, from the teachers’ speech, if they are ready or not to deal with the manifestations of their students’ sexuality. And what is the importance to discuss the thematic. Thus, the analyzed results points to a gap in relation to the child education’s teachers about children sexuality. It was noticed that the interviewed were not comfortable or were not prepared to talk and deal with child sexuality. In the teacher’s opinion, this theme is responsibility of families. And not of the school. To give the theoretical support, it was realized bibliographical research on publications on the subject and were also made readings with area theoreticians.
Keywords: Sexualidade
Gênero
Educação Infantil
Sexuality
Gender
Early Childhood Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3523
Issue Date: 6-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SFS14122017.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.