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metadata.dc.type: TCC
Title: Educação em direitos humanos: concepções dos estudantes do ensino médio acerca de temáticas trabalhadas no projeto de dieitos humanos na escola
metadata.dc.creator: Araújo, Rafaella Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Dantas, Taísa Caldas
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem por objetivo analisar as concepções dos estudantes do ensino médio acerca de temáticas trabalhadas no projeto de Direitos Humanos da escola, com foco principal na Cultura de Paz, preconceito e respeito. Diante da realidade que algumas instituições públicas brasileiras vivem, marcada pelas frequentes práticas de violência, preconceito, discriminação, desrespeito entre outros problemas sociais, a Educação em Direitos Humanos (EDH) vem contribuir para amenizar esses efeitos. A natureza deste trabalho monográfico é uma pesquisa de cunho qualitativo, exploratório e de campo, realizada por meio de questionário aberto, semiaberto e registros de observações feitos na escola que constitui campo desta pesquisa. A pesquisa foi efetivada com os/as alunos/as da instituição, a qual possui em suas atividades escolares o projeto de Direitos Humanos que visa melhorar o desempenho dos discentes, proporcionando uma formação crítica, reflexiva e mais humanizada. Constatamos que a atual realidade que os discentes vivem contribui diretamente para torná-los pessoas intolerantes e sem respeito, entretanto, também averiguamos que a EDH favorece a mudança de comportamento, ou seja, torna os educandos pessoas mais tolerantes, conscientes e empoderadas de seus direitos.
Abstract: This study aims to analyze the conceptions of high school students about the themes worked on the project of Human Rights of the school, with main focus on Culture of Peace, prejudice and respect. Due to the reality that some Brazilian public institutions live, marked by the frequent violence practices, prejudice, descriminação, disrespect among other social problems, to the Education in Human (EDH) Rights comes to contribute to soften those effects. In the face of the reality marked by the various indices of violence, prejudice and disrespect that we live daily. The nature of this monographic work is qualitative, exploratory and field research, carried out through questionnaires and records of observations made at the place where the facts occurred. The research was carried out with the students. which has in its school activities the Human Rights project, which aims to improve the performance of educators, providing a critical, reflective and more humanized education. We find that the current reality that the students live directly contributes to make them intolerant people and without respect, however, we also show that EDH favors behavior change, that is, it that makes learners more tolerant, aware and Your rights.
Keywords: Educação
Direitos humanos
Direito
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3524
Issue Date: 6-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

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