Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35243
Tipo: | TCC |
Título: | A importância da literatura infantil na formação dos pequenos leitores |
Autor(es): | Beltrão, Luciana Ramos |
Primeiro Orientador: | Sousa, Nádia Jane de |
Resumo: | A presente pesquisa, conduzida através de uma revisão integrativa da literatura, investiga a importância da literatura infantil na formação de leitores críticos e no desenvolvimento integral da criança. Partindo da premissa de que a literatura infantojuvenil, desde seus primórdios, oferece estímulos diversos e conecta a realidade com a imaginação, o estudo explora como o contato precoce com narrativas literárias impacta o desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional. A metodologia adotada permitiu sintetizar evidências de estudos publicados entre 2019 e 2024, em português e inglês, que abordam a influência da literatura infantil na infância. A análise da literatura revela que a leitura estimula a imaginação, a criatividade, o pensamento crítico, a expansão do vocabulário e o desenvolvimento da empatia. O papel do mediador, seja ele familiar ou escolar, é crucial para promover o encontro da criança com o livro e fomentar o hábito de leitura. A pesquisa destaca a necessidade de valorizar e integrar a literatura infantil no cotidiano das crianças, oferecendo obras de qualidade e práticas pedagógicas que incentivem a leitura prazerosa e reflexiva, contribuindo para a formação de leitores autônomos e engajados. |
Abstract: | This research, conducted through an integrative literature review, investigates the importance of children's literature in the formation of critical readers and the integral development of the child. Based on the premise that children's and young adult literature, from its beginnings, offers diverse stimuli and connects reality with imagination, the study explores how early contact with literary narratives impacts cognitive, linguistic, social, and emotional development. The adopted methodology allowed for the synthesis of evidence from studies published between 2019 and 2024, in Portuguese and English, that address the influence of children's literature in childhood. The literature analysis reveals that reading stimulates imagination, creativity, critical thinking, vocabulary expansion, and the development of empathy. The role of the mediator, whether in family or school, is crucial in promoting the child's encounter with books and fostering a reading habit. The research highlights the need to value and integrate children's literature into children's daily lives, offering quality works and pedagogical practices that encourage pleasurable and reflective reading, contributing to the formation of autonomous and engaged readers. |
Palavras-chave: | Literatura infantil Formação de leitores Desenvolvimento infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35243 |
Data do documento: | 9-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LRB21072025.pdf | 398,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.