Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35244
Tipo: TCC
Título: O brincar como direito da criança na educação infantil
Autor(es): Andrade, Carla Geane Vilar de
Primeiro Orientador: Amorim, Ana Luisa Nogueira de .
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar o brincar como um direito da criança na Educação Infantil a partir da legislação em vigor e das práticas pedagógicas das professoras. A Educação Infantil primeira etapa da educação básica é fundamental para a vida da criança, visto que as experiências vivenciadas durante esta etapa educacional são capazes de possibilitar espaços nos quais as crianças possam interagir, brincar, aprender, socializar e, consequentemente, estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e físicas. As leis e documentos vigentes asseguram uma educação de qualidade para todos e, no caso do público-alvo da Educação Infantil, são enfatizados elementos essenciais que devem ser garantidos como direitos em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, dentre estes o brincar é apontado como indispensável. Metodologicamente, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Para a coleta de dados realizamos observação em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de João Pessoa/PB, como também foi aplicado um questionário estruturado presencialmente com professores(as) atuantes na Educação Infantil em turmas do berçário até o maternal II. Participaram da pesquisa 13 (treze) docentes do CMEI. Como resultados a pesquisa apontou que apesar do brincar ser um direito garantido por lei, ainda há desafios para que este direito seja efetivado na prática da Educação Infantil e para que as políticas públicas sejam cumpridas. Como considerações finais aponta-se que os objetivos foram atingidos, foi possível verificar que as docentes têm conhecimento sobre a legislação brasileira e sobre o direito ao brincar, mas que ocorre limitações para que esse direito seja concretizado com qualidade na prática cotidiana, dentre estas limitações cita-se: ausência de estrutura adequada e segura para os momentos das brincadeiras e acesso limitado aos brinquedos para as crianças.
Abstract: This study aimed to analyze play as a right of the child in Early Childhood Education based on current legislation and the pedagogical practices of teachers. Early Childhood Education, the first stage of basic education, is fundamental for the life of the child, since the experiences lived during this educational stage are capable of enabling spaces in which children can interact, play, learn, socialize and, consequently, stimulate the development of cognitive, emotional and physical skills. The current laws and documents ensure quality education for all and, in the case of the target audience of Early Childhood Education, essential elements that must be guaranteed as rights in their learning and development process are emphasized; among these, play is pointed out as indispensable. Methodologically, this work is characterized as a field research, with a qualitative approach of exploratory nature. For data collection, we conducted observations in a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) in the city of João Pessoa/PB, as well as applied a structured questionnaire in person with teachers working in Early Childhood Education in classrooms ranging from nursery to preschool II. Thirteen (13) teachers from the CMEI participated in the research. As results, the research pointed out that although play is a right guaranteed by law, there are still challenges for this right to be enforced in the practice of Early Childhood Education and for public policies to be fulfilled. As final considerations, it is pointed out that the objectives were achieved; it was possible to verify that the teachers have knowledge about Brazilian legislation and about the right to play, but that there are limitations for this right to be effectively implemented with quality in daily practice, among these limitations are mentioned: lack of adequate and safe structure for playtime and limited access to toys for children.
Palavras-chave: Educação infantil
Práticas pedagógicas
Brincar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35244
Data do documento: 5-Mai-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CGVA21072025.pdf755,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.