Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35256
Tipo: TCC
Título: O desenvolvimento de competências socioemocionais no contexto na base nacional comum curricular
Autor(es): Nascimento, Kammyla Ellen Pereira
Primeiro Orientador: Salgueiro, Marilene
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a concepção de competências socioemocionais no âmbito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas contribuições para o desenvolvimento dessas competências pelos estudantes. A investigação parte do pressuposto de que a formação integral do indivíduo implica a articulação entre as dimensões cognitivas, emocionais e sociais, sendo fundamental para a educação considerar as interações humanas estabelecidas no processo pedagógico. Nesse sentido, destaca-se a relevância dos aspectos socioemocionais como integradores dos processos de ensinar e aprender. A pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem bibliográfica e documental, e se fundamenta em legislações educacionais, e no documento oficial da BNCC, além de referências teóricas que discutem a educação emocional, competências e habilidades socioemocionais, tais como Casassus, Zabala, Salgueiro, entre outros. O estudo parte da compreensão de que as emoções exercem influência significativa no processo de aprendizagem e no desenvolvimento humano, sendo indispensável que a escola promova experiências pedagógicas que integrem os aspectos emocionais, sociais e cognitivos. A partir da análise das dez competências gerais da BNCC, observa-se que as competências socioemocionais estão presentes de maneira transversal, embora sua implementação no cotidiano escolar enfrente desafios relacionados à formação docente e à adaptação curricular. Conclui-se que a valorização da educação emocional e o fortalecimento das competências socioemocionais no ambiente escolar são essenciais para a construção de uma educação mais humanizada e para o desenvolvimento de sujeitos preparados para lidar com os desafios da vida em sociedade.
Abstract: This Final Course Work aims to analyze the conception of socio-emotional skills within the scope of the National Common Curricular Base (BNCC) and its contributions to the development of these skills by students. The research is based on the assumption that the integral formation of the individual implies the articulation between the cognitive, emotional and social dimensions, and that it is essential for education to consider the human interactions established in the pedagogical process. In this sense, the relevance of socio-emotional aspects as integrators of the teaching and learning processes is highlighted. The research is of a qualitative nature, with a bibliographic and documentary approach, and is based on educational legislation and the official BNCC document, in addition to theoretical references that discuss emotional education, socio-emotional skills and abilities, such as Casassus, Zabala, Salgueiro, among others. The study is based on the understanding that emotions exert a significant influence on the learning process and human development, and it is essential that the school promote pedagogical experiences that integrate the emotional, social and cognitive aspects. From the analysis of the ten general competencies of the BNCC, it is observed that socio-emotional competencies are present in a transversal manner, although their implementation in the daily school routine faces challenges related to teacher training and curricular adaptation. It is concluded that the valorization of emotional education and the strengthening of socio- emotional competencies in the school environment are essential for the construction of a more humanized education and for the development of individuals prepared to deal with the challenges of life in society.
Palavras-chave: Competências socioemocionais
Educação emocional
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Formação integral
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35256
Data do documento: 28-Mai-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KEPN22072025.pdf354,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.