Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35272
Tipo: TCC
Título: Entre estantes e ausências: um olhar sobre o acervo literário de uma instituição de educação infantil
Autor(es): Andrade, Rebeca Melo de
Primeiro Orientador: Sousa, Nádia Jane
Resumo: A Literatura Infantil desempenha um papel essencial no desenvolvimento cultural, emocional e intelectual das crianças, especialmente na primeira infância, momento em que o contato com a cultura escrita contribui para a formação de leitores críticos e sensíveis. Este trabalho tem como objetivo analisar o ambiente de leitura e a organização do acervo literário de uma instituição pública de Educação Infantil, bem como investigar como esse espaço e os materiais disponíveis são utilizados no cotidiano escolar por professoras, supervisoras pedagógicas e as diretoras. A pesquisa foi guiada pela seguinte pergunta: Como o ambiente de leitura, a organização do acervo literário e as práticas de mediação influenciam o acesso das crianças à Literatura na Educação Infantil? Fundamentado em autores como Abramovich (1995), Corsino (2017), Colomer (2007) e Amarilha (2000), o estudo adotou uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, com pesquisa de campo realizada por meio da aplicação de questionários e de observações sistemáticas do espaço de leitura. Os resultados evidenciam que, embora a instituição possua um acervo numeroso e relativamente diversificado, ainda existem limitações quanto à acessibilidade, à mediação intencional da leitura e à integração sistemática da Literatura no projeto pedagógico. As práticas observadas e relatadas apontam para a necessidade de uma organização mais cuidadosa dos ambientes de leitura, bem como de uma formação continuada das educadoras para que possam utilizar o acervo de forma mais efetiva, favorecendo o desenvolvimento da linguagem, da imaginação e do pensamento crítico das crianças desde os primeiros anos de vida.
Abstract: Children's literature plays an essential role in children's cultural, emotional, and intellectual development, especially in early childhood, a period when contact with written culture contributes to the formation of critical and sensitive readers. This study aims to analyze the reading environment and the organization of the literary collection in a public Early Childhood Education institution, as well as to investigate how this space and the available materials are used in the daily school routine by teachers, pedagogical supervisors, and the principals. The research was guided by the following question: How do the reading environment, the organization of the literary collection, and mediation practices influence children's access to literature in Early Childhood Education? Based on authors such as Abramovich (1995), Corsino (2017), Colomer (2007), and Amarilha (2000), the study adopted a qualitative, exploratory approach with field research conducted through questionnaires and systematic observations of the reading space. The results indicate that, although the institution has a numerous and relatively diverse collection, there are still limitations regarding accessibility, intentional reading mediation, and the systematic integration of literature into the pedagogical project. The observed and reported practices point to the need for more careful organization of reading environments, as well as continuous training for educators so that they can use the collection more effectively, favoring the development of children's language, imagination, and critical thinking from the earliest years of life.
Palavras-chave: Literatura infantil
Educação infantil
Acervo literário
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35272
Data do documento: 30-Abr-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMA22072025.pdf18,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.