Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35274
Tipo: | TCC |
Título: | Educação em e para os direitos humanos na escola: um relato de experiência do estágio supervisionado IV do curso de Pedagogia na UFPB |
Autor(es): | Lopes, Carolina Trindade |
Primeiro Orientador: | Pereira, Vanderlan Paulo de Oliveira |
Resumo: | A educação pode ser compreendida como uma das mediações fundamentais para o acesso ao legado histórico dos Direitos Humanos. Analisando e inter-relacionando os documentos e informações dispostas ao longo da pesquisa, compreende-se que estas podem ser utilizadas para desenvolver planejamentos pedagógicos abordando questões dos direitos humanos. De tal modo, o objetivo do presente trabalho é apresentar a educação em e para os direitos humanos de forma a incentivar e nortear debates, projetos e ações didático-pedagógicas na escola, destacando a experiência realizada na disciplina de estágio supervisionado IV, no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - campus I. Para alcançar o objetivo proposto, foi utilizada a metodologia qualitativa e uma abordagem bibliográfica, além da pesquisa documental, como leis, estatutos, projetos de leis (PL), normas, decretos, regulamentos, pareceres, cartilhas, convenções e declarações nacionais e internacionais, e também um relato de experiência a partir da disciplina mencionada anteriormente. O resultado do trabalho proposto mostrou que é importante e necessário a abordagem do tema que trata sobre os direitos humanos, de modo formal no ambiente escolar e em outros ambientes sociais, para a promoção de valores e conhecimentos sobre os direitos humanos, da não-violência e do respeito, construindo, assim, uma cultura de paz a partir dessa perspectiva. |
Abstract: | Education can be understood as one of the fundamental mediations for access to the historical legacy of Human Rights. By analyzing and interrelating the documents and information provided throughout the research, it is understood that these can be used to develop pedagogical plans addressing human rights issues. Thus, the objective of this work is to present education in and for human rights in order to encourage and guide debates, projects and didacticpedagogical actions in schools, highlighting the experience carried out in the discipline of supervised internship IV, in the Pedagogy course at UFPB. To achieve the proposed objective, qualitative methodology and a bibliographical approach were used, in addition to documentary research, such as laws, statutes, bills (PL), standards, decrees, regulations, opinions, booklets, national and international conventions and declarations, and also an experience report from the realization of the discipline Internship IV in the Pedagogy Degree course at the Federal University of Paraíba - campus I. The result of the proposed work showed that it is important and necessary to approach the theme that deals with human rights, in a formal way in the school environment and in other social environments, to promote values and knowledge about human rights, non-violence and respect, thus building a culture of peace from this perspective. |
Palavras-chave: | Educação em direitos humanos Direitos humanos Pedagogia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35274 |
Data do documento: | 29-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CTL23072025.pdf | 2,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.