Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35278
Tipo: TCC
Título: A recomposição da aprendizagem a partir do princípio do aprender a aprender: estratégias para além da sala de aula
Autor(es): Melo, Vívian Maria Barros de
Primeiro Orientador: Sousa, Nádia Jane de
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso intitulado "A recomposição da aprendizagem a partir do princípio do aprender a aprender: estratégias para além da sala de aula" tem como tema central a recomposição da aprendizagem com foco na formação de estudantes mais autônomos e protagonistas, por meio da personalização do ensino e da valorização do aprender a aprender. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter bibliográfico, fundamenta-se na análise crítica de textos acadêmicos, artigos científicos e documentos legais, especialmente o Decreto nº 12.391/2025, que institui o Pacto Nacional pela Recomposição da Aprendizagem. A pergunta que norteia o estudo é: "De que forma a personalização da aprendizagem, aliada ao princípio do aprender a aprender, pode favorecer o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo estudantil na perspectiva da recomposição das aprendizagens?". O objetivo principal do trabalho é investigar, a partir de trabalhos acadêmicos e documentos legais, a contribuição do princípio do aprender a aprender para a formação de estudantes mais independentes e críticos, promovendo a autonomia na construção do conhecimento e incentivando estratégias que vão além da memorização mecânica. Para alcançar esse propósito, foram mapeados estudos publicados entre os anos de 2020 e 2025 que abordam os temas “recomposição da aprendizagem” e “aprender a aprender”, considerando a relevância da educação personalizada nesse cenário. Os objetivos específicos também foram contemplados: ao analisar como a educação personalizada pode reconhecer e atender às diferentes formas de aprendizagem, confirmou-se seu papel essencial na promoção da autonomia estudantil; ao investigar a recomposição da aprendizagem como estratégia fundamental para mitigar defasagens educacionais, foi possível compreender o papel do pedagogo como mediador atento às necessidades e potencialidades dos estudantes; ao discutir estratégias metodológicas aplicáveis dentro e fora da sala de aula, evidenciou-se a importância de práticas pedagógicas que estimulem a aprendizagem ativa, o pensamento crítico e o desenvolvimento do protagonismo estudantil. Com base em autores como Maurício Peixoto, Lebiam Tamar Gomes, Mônica Dias Palitot, Maria Tereza Leme Fleury e outros, o trabalho reafirma que a superação das defasagens não pode ocorrer por meio da simples retomada de conteúdos fragmentados, mas sim por meio de propostas que respeitem as singularidades dos estudantes e promovam ambientes de aprendizagem significativos, reflexivos e humanos. Dessa forma, o aprender a aprender se consolida como um eixo formativo que transforma a educação em um processo intencional, emancipador e orientado para o desenvolvimento integral dos sujeitos.
Abstract: This undergraduate thesis, entitled "Learning Recovery Based on the Principle of Learning to Learn: Strategies Beyond the Classroom", focuses on the learning recovery process with an emphasis on the development of more autonomous and proactive students through personalized teaching and the enhancement of the learning to learn principle. The research, qualitative in nature and bibliographic in character, is based on a critical analysis of academic texts, scientific articles, and legal documents, especially Decree No. 12.391/2025, which establishes the National Pact for Learning Recovery. The guiding question of this study is: "How can personalized learning, combined with the principle of learning to learn, foster the development of autonomy and student protagonism within the perspective of learning recovery?" The main objective of the study is to investigate, based on academic works and legal documents, the contribution of the principle of learning to learn to the formation of more independent and critical students, promoting autonomy in the construction of knowledge and encouraging strategies that go beyond mechanical memorization. To achieve this purpose, studies published between 2020 and 2025 that address the themes of “learning recovery” and “learning to learn” were mapped, considering the relevance of personalized education in this context. The specific objectives were also addressed: by analyzing how personalized education can recognize and meet different learning styles, its essential role in promoting student autonomy was confirmed; by investigating learning recovery as a key strategy to mitigate educational gaps, it was possible to understand the pedagogue’s role as a mediator attentive to students' needs and potential; by discussing methodological strategies applicable inside and outside the classroom, the importance of pedagogical practices that stimulate active learning, critical thinking, and the development of student protagonism was highlighted. Based on authors such as Maurício Peixoto, Lebiam Tamar Gomes, Mônica Dias Palitot, Maria Tereza Leme Fleury, among others, the study reaffirms that overcoming learning gaps cannot occur through the mere resumption of fragmented content, but rather through approaches that respect students’ singularities and promote meaningful, reflective, and humanized learning environments. Thus, learning to learn is consolidated as a formative axis that transforms education into an intentional, emancipatory process aimed at the holistic development of individuals.
Palavras-chave: Recomposição da aprendizagem
Aprender a aprender
Educação personalizada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35278
Data do documento: 8-Mai-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VMBM23072025.pdf547,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.