Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3530
Tipo: | TCC |
Título: | (Re)pensando a atuação docente no ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Maciel, Sheine Garcez |
Primeiro Orientador: | Ramos, Isolda Ayres Viana |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo de analisar as práticas pedagógicas no ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ressaltando os recursos que favorecem para uma aprendizagem significativa. É necessário salientar que essa fase inicial se encontra no processo de alfabetização, no qual a prioridade consiste na leitura e na escrita. Diante disso, é primordial descobrir como a Geografia pode contribuir para aquisição desse conhecimento. Visa também à importância do professor como mediador e realizador de aulas mais dinâmicas, utilizando de novas ferramentas que auxiliam o aluno a uma melhor compreensão do mundo no qual está inserido. A fundamentação para a realização deste trabalho foi feita através de um levantamento bibliográfico de autores e trabalhos acadêmicos que abordam estratégias que auxiliam no processo de ensino/aprendizagem. Faz parte do processo deste trabalho uma pesquisa realizada com 10 (dez) professores dos anos iniciais da rede pública municipal. Neste sentido, busca elementos que permitam a compreensão deste cenário, no que tange a novos paradigmas educacionais, campo que tem por escopo o estudo do querer aprender/querer fazer/querer mudar e lança a reflexão sobre a didática como ferramenta para melhoria do processo educacional. |
Abstract: | This work aims and analyze pedagogical practices in the teaching of Geography in the initial years of Elementary Education, highlighting the resources that favor meaningful learning. It is necessary to point out that this initial phase is in the literacy process, where the priority is reading and writing. Given this, it is essential to discover how Geography can contribute to the acquisition of this knowledge. It also aims at the importance of the teacher as mediator and director of more dynamic classes, using new tools that help the student to better understand the world in which it is inserted. The basis for this work was made through a bibliographical survey of authors and academic papers that discuss strategies that assist in the teaching / learning process. Part of the process of this work is a research done with 10 (ten) teachers from the initial years of the municipal public network. In this sense, search for elements that allow the understanding of this scenario, regarding new educational paradigms, a field that has the scope of the study of wanting to learn / want to do / want to change and launches reflection on didactics as a tool to improve the educational process. |
Palavras-chave: | Práticas pedagógicas Ensino - geografia Educação infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3530 |
Data do documento: | 30-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SGM23112017.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.