Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35313
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma visita ao diários de ateliê : processo criativo e de formação do artista |
Autor(es): | Fernando de Paiva, Ferreira Junior |
Primeiro Orientador: | Pessoa, Alberto Ricardo |
Resumo: | O objetivo desta dissertação de mestrado é realizar uma análise dos aspectos da linguagem visual e sua influência em meu processo criativo, utilizando como ponto de partida os diários de ateliê mantidos ao longo do período de 2012 a 2024, nos quais optei por registrar e preservar meu processo artístico. A prática de coletar esses registros e rastros tornou-se uma constante em minha jornada, revelando não apenas minha evolução técnica, mas também desvendando as nuances da linguagem visual e minha trajetória artística. Inspirado pela análise de Donis A. Dondis (1997) e Cecília Salles (2010), busco estabelecer conexões entre as teorias discutidas e minha prática artística, destacando como a preservação desses cadernos não apenas reflete meu processo de aprendizagem, mas também se torna uma ferramenta fundamental na exploração contínua em meu trabalho artístico. Esta pesquisa busca, portanto, compreender de que forma a linguagem visual presente nos cadernos de ateliê influencia e enriquece meu processo criativo, contribuindo para uma reflexão mais profunda sobre minha prática artística e seu desenvolvimento ao longo do tempo. |
Abstract: | The aim of this master's dissertation is to analyze aspects of visual language and its influence on my creative process, using as a starting point the studio diaries kept from 2012 to 2024, in which I chose to record and preserve my artistic process. The practice of collecting these records and traces has become a constant in my journey, revealing not only my technical evolution, but also unraveling the nuances of visual language and my artistic trajectory. Inspired by the analysis of Donis A. Dondis (1997) and Cecília Salles (2010), I seek to establish connections between the theories discussed and my artistic practice, highlighting how the preservation of these notebooks not only reflects my learning process, but also becomes a fundamental tool in the continuous exploration of my artistic work. This research therefore seeks to understand how the visual language present in the studio notebooks influences and enriches my creative process, contributing to a deeper reflection on my artistic practice and its development over time. |
Palavras-chave: | Linguagem visual - Processo de criação Cadernos de desenho Crítica genética Sketchbooks Genetic criticism Creative process Visual language Illustration |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Artes Visuais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35313 |
Data do documento: | 28-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FernandoDePaivaFerreiraJunior_Dissert.pdf | 20,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons