Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35313
Tipo: Dissertação
Título: Uma visita ao diários de ateliê : processo criativo e de formação do artista
Autor(es): Fernando de Paiva, Ferreira Junior
Primeiro Orientador: Pessoa, Alberto Ricardo
Resumo: O objetivo desta dissertação de mestrado é realizar uma análise dos aspectos da linguagem visual e sua influência em meu processo criativo, utilizando como ponto de partida os diários de ateliê mantidos ao longo do período de 2012 a 2024, nos quais optei por registrar e preservar meu processo artístico. A prática de coletar esses registros e rastros tornou-se uma constante em minha jornada, revelando não apenas minha evolução técnica, mas também desvendando as nuances da linguagem visual e minha trajetória artística. Inspirado pela análise de Donis A. Dondis (1997) e Cecília Salles (2010), busco estabelecer conexões entre as teorias discutidas e minha prática artística, destacando como a preservação desses cadernos não apenas reflete meu processo de aprendizagem, mas também se torna uma ferramenta fundamental na exploração contínua em meu trabalho artístico. Esta pesquisa busca, portanto, compreender de que forma a linguagem visual presente nos cadernos de ateliê influencia e enriquece meu processo criativo, contribuindo para uma reflexão mais profunda sobre minha prática artística e seu desenvolvimento ao longo do tempo.
Abstract: The aim of this master's dissertation is to analyze aspects of visual language and its influence on my creative process, using as a starting point the studio diaries kept from 2012 to 2024, in which I chose to record and preserve my artistic process. The practice of collecting these records and traces has become a constant in my journey, revealing not only my technical evolution, but also unraveling the nuances of visual language and my artistic trajectory. Inspired by the analysis of Donis A. Dondis (1997) and Cecília Salles (2010), I seek to establish connections between the theories discussed and my artistic practice, highlighting how the preservation of these notebooks not only reflects my learning process, but also becomes a fundamental tool in the continuous exploration of my artistic work. This research therefore seeks to understand how the visual language present in the studio notebooks influences and enriches my creative process, contributing to a deeper reflection on my artistic practice and its development over time.
Palavras-chave: Linguagem visual - Processo de criação
Cadernos de desenho
Crítica genética
Sketchbooks
Genetic criticism
Creative process
Visual language
Illustration
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35313
Data do documento: 28-Fev-2025
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FernandoDePaivaFerreiraJunior_Dissert.pdf20,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons