Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35398
Tipo: Dissertação
Título: Ensino das Artes Visuais na escola : autorrepresentação e criação artística a partir de perfis nas redes sociais
Autor(es): Barbosa, Elysson Thiago Gomes
Primeiro Orientador: Morais, Líria de Araújo
Resumo: Esta pesquisa visa compreender como adolescentes do Ensino Médio representam a si mesmos, em atividades de artes visuais, a partir da relação que estabelecem com espaços virtuais, a exemplo das redes sociais. Desse modo, considera-se o avanço das tecnologias digitais no contexto escolar e seu potencial para favorecer a socialização e o processo criativo. O objetivo central foi o de analisar, no campo das artes visuais, por meio de tarefas que estimulem o contato com as tecnologias digitais sob os vieses sociológico e filosófico, como acontece o processo de autorrepresentação, seja pela utilização de materiais convencionais como papel, borracha escolar, lápis de cor, tesoura, tinta guache, entre outros, ou pelo uso de recursos digitais, a partir daquilo que foi produzido pelos alunos. O estudo foi realizado com um grupo focal composto por alunos de turmas da 2ª série do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral e Técnica Francisca Martiniano da Rocha, localizada no município de Lagoa Seca/PB. Metodologicamente, adotou-se a pesquisa-ação sob uma abordagem qualitativa, abarcando as diferentes etapas de desenvolvimento, desde a formação do grupo até a socialização dos resultados, que serviram como base para a coleta e análise dos dados. Para tanto, embasa-se teoricamente em autores como Thiollent (1987), Palfrey e Gasser (2011), Moran (2013), Bertoletti e Camargo (2017), Goffman (2013), Bauman (2001) e Lévy (1999); bem como na revisão da literatura de trabalhos que abordam o uso das tecnologias digitais, das redes sociais e da autorrepresentação na era digital. Os resultados, mediados pelas tecnologias digitais e suas mídias, revelam conexões profundas entre a forma como os jovens percebem sua própria imagem e as representações carregadas de significados produzidas por eles, evidenciando expectativas sociais e a fluidez das interações sociais nas redes sociais digitais.
Abstract: RESUMEN Esta investigación pretende comprender cómo los adolescentes de Enseñanza Secundaria se representan a sí mismos en las actividades de artes visuales, a partir de la relación que establecen con espacios virtuales, como las redes sociales. De esta forma, se considera e avance de las tecnologías digitales en el contexto escolar y su potencial para favorecer l socialización y el proceso creativo. El objetivo central fue analizar, en el ámbito de las arte visuales, a través de tareas que propicien el contacto con las tecnologías digitales desde un perspectiva sociológica y filosófica, cómo se da el proceso de autorrepresentación, ya sea mediante el uso de materiales convencionales como papel, borrador escolar, lápices de colores, tijeras, pintura gouache, entre otros, o mediante el uso de recursos digitales, a partir de lo producido por los alumnos. El estudio se realizó con un grupo focal formado por alumnos del segundo año de Enseñanza Secundaria de la Escola Cidadã Integral e Técnica Francisca Martiniano da Rocha, ubicada en el municipio de Lagoa Seca-PB. Metodológicamente, se adoptó la investigación-acción bajo un enfoque cualitativo, abarcando las diferentes etapas de desarrollo, desde la formación del grupo hasta la socialización de los resultados, que sirvieron de base para la recolección y el análisis de los datos. La investigación se apoya teóricamente en autores como Thiollent (1987), Palfrey y Gasser (2011), Moran (2013), Bertoletti y Camargo (2017), Goffman (2013), Bauman (2001) y Lévy (1999); así como en una revisión bibliográfica de trabajos que abordan el uso de las tecnologías digitales, las redes sociales y la autorrepresentación en la era digital. Los resultados, mediados por las tecnologías digitales y sus medios, revelan profundas conexiones entre la forma en que los jóvenes perciben su propia imagen y las representaciones cargadas de significado que producen, destacando las expectativas sociales y la fluidez de las interacciones sociales en las redes sociales digitales.
Palavras-chave: Artes Visuais - Ensino Médio
Redes Sociais - Autorrepresentação
Tecnologias digitais
Artes Visuales en la Enseñanza Secundaria
Autorrepresentación
Redes Sociales
Tecnologías Digitales
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Programa: Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35398
Data do documento: 25-Fev-2025
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElyssonThiagoGomesBarbosa_Dissert.pdf4,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons