Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35399
Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagem cooperativa no ensino de música popular em uma turma de arte/música do Ensino Médio Técnico (IFPE) uma pesquisa-ação
Autor(es): Santos Junior, Osman José dos
Primeiro Orientador: Vieira, Josélia Ramalho
Resumo: Esta dissertação objetiva averiguar o uso da aprendizagem cooperativa como estratégia pedagógica para a disciplina arte/música em uma turma do ensino médio, utilizando, concomitantemente a essa estratégia, ferramentas tecnológicas e literatura de cordel para viabilizar a produção de material audiovisual que envolva os conteúdos trabalhados nas aulas de música. A pesquisa utiliza para esse intento os pressupostos da Aprendizagem Cooperativa, teoria amplamente estudada na educação no Brasil e no mundo, e busca uma alternativa didática para a otimização do pouco tempo em termos de carga horária semanal do componente curricular da disciplina conhecida como arte/música em boa parte dos Institutos Federais. A pesquisa se baseia na pesquisa-ação, metodologia que privilegia a participação do pesquisador no processo e que é amplamente utilizada na teoria do ensino cooperativo. Os resultados, indicam que a Aprendizagem Cooperativa se mostra uma alternativa extremamente promissora para alcançar o intuito citado: a otimização do tempo de aula, considerando todos os aspectos igualmente mencionados. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, mostram resultados que podem ser trabalhados e repensados a partir de outros contextos, além de serem expandidos visando a uma educação musical libertadora e transformadora.
Abstract: This dissertation aims to investigate the use of cooperative learning as a pedagogical strategy for the subject of art/music in a high school class, using technological tools and cordel literature simultaneously to facilitate the production of audiovisual material involving the content worked on in music education classes. The research employs the principles of Cooperative Learning, a theory widely studied in education in Brazil and worldwide, and seeks a didactic alternative to optimize the limited weekly hours of the subject known as art/music in many Federal Institutes. The research is based on action research, a methodology that emphasizes the researcher's participation in the process and is widely used in the theory of cooperative teaching. The results, although partial, indicate that cooperative learning is an extremely promising alternative for achieving the stated objective: optimizing class time while considering all equally mentioned aspects. The projects developed by the students, which are still under analysis, show results that can be refined, rethought from other contexts, and expanded aiming at a liberating and transformative music education.
Palavras-chave: Música popular - Aprendizagem cooperativa
Música - Ensino médio
Estratégias pedagógicas - Literatura de cordel
Estratégias pedagógicas - Ferramentas tecnológicas
Cooperative learning
High school music education
Interdisciplinarity
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Programa: Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35399
Data do documento: 16-Dez-2024
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OsmanJoséDosSantosJunior_Dissert.pdf3,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons