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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35414
Tipo: | Dissertação |
Título: | Intolerância religiosa e Ensino de História : a atuação do Tribunal do Santo Ofício no Brasil sob a perspectiva literária |
Autor(es): | Silva, Marcos Antonio Andrade |
Primeiro Orientador: | Sá, Ariane Norma de Menezes |
Resumo: | O presente trabalho traz como proposta discutir a ampliação do diálogo entre o Ensino de História e a Literatura como meio de potencializar o processo de aprendizagem dos alunos. Dessa forma, a partir da aproximação entre as áreas de conhecimento das Ciências Humanas, mais precisamente da História e da Literatura, tomaremos como referência de pesquisa a obra “O Santo Inquérito”, escrita em 1966 pelo dramaturgo Dias Gomes, com a finalidade de lançar luz sobre a questão da intolerância religiosa e política de longa duração na sociedade brasileira. A dissertação é composta por um único volume, formado por três capítulos, com subsídios teóricos que versam sobre as bases constitutivas da historiografia e do ensino de história no Brasil, e a necessidade de inserção/ampliação de estudos que conduzam a análise quanto ao respeito às diferenças de pensamentos e ações existentes entre as pessoas. Nesse intento, buscou-se examinar o lugar que a intolerância inquisitorial ocupa nos livros didáticos de história e de como o seu estudo em sala de aula – mediado pela aplicação de conceitos postos pela Educação Histórica, a utilização de novas abordagens e a Literatura –, pode contribuir para o processo formativo do aluno, especialmente no que tange ao aprimoramento da consciência histórica no espaço escolar. Finalizando o terceiro capítulo, o leitor encontrará uma Sequência Didática (SD) – ancorada nos pressupostos metodológicos de aulas-oficinas. Esse material foi produzido com vista a atender, em especial, ao público do Ensino Médio, e no intento de colaborar com outros professores na busca de metodologias que possam estimular os alunos às práticas da leitura e da pesquisa que levem a reflexões sobre a urgência de combater as mais distintas formas de violência presentes na sociedade. |
Abstract: | The purpose of this paper is to discuss the expansion of the dialog between History Teaching and Literature as a means of enhancing the students' learning process. In this way, by bringing together the areas of knowledge of the Human Sciences, more precisely History and Literature, we will take as a research reference the work “O Santo Inquérito”, written in 1966 by the playwright Dias Gomes, with the aim of shedding light on the issue of long-standing religious and political intolerance in Brazilian society. The dissertation consists of a single volume, made up of three chapters, with theoretical subsidies, which deal with the constitutive bases of historiography and history teaching in Brazil, and the need for the insertion / expansion of studies that lead to the analysis of respect for differences in thoughts and actions between people. To this end, we sought to examine the place that inquisitorial intolerance occupies in history textbooks and how its study in the classroom – mediated by the application of concepts put forward by History Education, the use of new approaches and Literature - can contribute to the student's formative process, especially with regard to improving historical awareness in the school space. At the end of the third chapter, the reader will find a Didactic Sequence (DS) – anchored in the methodological assumptions of workshop classes. This material was produced with a view to catering, in particular, for secondary school students, and with the intention of collaborating with other teachers in the search for methodologies that can encourage students to engage in reading and research practices that lead to reflections on the urgency of combating the many different forms of violence present in society. |
Palavras-chave: | Ensino de História Inquisição Intolerância religiosa Educação Histórica Literatura Aulas-oficina History teaching Inquisition Intolerance History education Literature Workshop classes. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | História |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35414 |
Data do documento: | 28-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) |
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