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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35522
Tipo: TCC
Título: Concepções e práticas de leitura de professoras em turmas multisseriadas da escola do campo
Autor(es): Mesquita, Rayssa da Silva
Primeiro Orientador: Afonso, Maria Aparecida Valentim
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções e práticas de leitura das professoras atuantes em turmas multisseriadas nos anos iniciais da Escola Municipal Francisco Mendes, do Assentamento Chico Mendes, localizada no município de Riachão do Poço. Para tanto, nos baseamos em autores que refletem sobre a educação do campo tais como Camacho (2009), Ribeiro (2012), Caldart (2004), Fernandes (2004), Molina, Ribeiro e Agostinho (2023), bem como trazemos aspectos legais acerca da educação do campo, considerando os seguintes documentos: Diretrizes Operacionais para a educação Básica da Escolas do Campo e a Lei de Diretrizes Bases da Educação (LDB); sobre a turma multisseriadas fundamentamos em teóricos como Batista (2013), Neves (2000), Lazaretti e França (2021), Hage (2005), Moura e Santos (2012) e entre outros autores; e no tocante às concepção de leitura, apoiamo-nos em Souza (1992), Koch e Elias (2018), Martins (1982) e entre outros, e ainda a concepção de leitura dos Parâmetros Curriculares da Língua Portuguesa (1998) e a Proposta Curricular do Estado da Paraíba (2018); em relação a literatura literária e a formação leitora nos apoiamos em Lajolo (1993), Soares (2016), Candido (2002), entre outros. Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica, de campo, com abordagem qualitativa. Para coleta e análise dos dados foi utilizado a observação participante e a técnica de questionário. Os resultados apontam que as concepções de leitura das professoras extrapolam as ideias de mera decodificação das palavras, entendendo a leitura como processo de construção de sentidos, que considera as experiências de mundo do leitor e permitem ao leitor imaginar, criar cenários, personagens e compreender o texto. Em relação às práticas de leitura vivenciadas em sala, podemos observar que apesar de incluir momentos de leitura e de exploração do texto, há a presença de uma análise literal do texto com foco em atividades linguísticas. Foi perceptível também um descompasso entre a concepção e a prática de leitura desenvolvidas pelas professoras. Contudo, há um esforço das professoras em promover a leitura, a leitura literária, práticas de leitura compartilhada e a contação de histórias, ainda que de forma breve. Tais práticas se mostraram promissoras para lidar com as dificuldades da multisseriação.
Abstract: This work aims to analyze the reading conceptions and practices of teachers working in multi-grade classes in the early years of the Francisco Mendes Municipal School, in the Chico Mendes Settlement, located in the municipality of Riachão do Poço. To this end, we draw on authors who reflect on field education such as Camacho (2009), Ribeiro (2012), Caldart (2004), Fernandes (2004), Molina, Ribeiro and Agostinho (2023), as well as bringing legal aspects about Field Education, considering the following documents: Operational Guidelines for Basic Education in Field Schools and the Law of Basic Guidelines for Education (LDB); regarding multi-grade classes, we draw on theorists such as Batista (2013), Neves (2000), Lazaretti and França (2021), Hage (2005), Moura and Santos (2012) and other authors; and regarding the conception of reading, we rely on Souza (1992), Koch and Elias (2018), Martins (1982) and others, as well as the conception of reading from the Curricular Parameters of the Portuguese Language (1998) and the Curricular Proposal of the State of Paraíba (2018); in relation to literary literature and reading formation, we rely on Lajolo (1993), Soares (2016), Candido (2002), among others. Regarding the methodology, this is a descriptive, bibliographic, field research, with a qualitative approach. Participant observation and the questionnaire technique were used to collect and analyze the data. The results indicate that the teachers' conceptions of reading go beyond the ideas of mere decoding of words, understanding reading as a process of construction of meanings, which considers the reader's world experiences and allows the reader to imagine, create scenarios, characters and understand the text. Regarding the reading practices experienced in the classroom, we can observe that despite including moments of reading and exploring the text, there is a literal analysis of the text with a focus on linguistic activities. A mismatch between the conception and the reading practice developed by the teachers was also noticeable. However, there is an effort by the teachers to promote reading, literary reading, shared reading practices and storytelling, even if in brief forms. Such practices have shown promise in dealing with the difficulties of multi-grade classes.
Palavras-chave: Concepção de leitura
Educação do campo
Turmas multisseriadas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35522
Data do documento: 7-Mai-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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