Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35542
Tipo: TCC
Título: Transição capilar e vulnerabilidade do consumidor
Autor(es): Nascimento, Diego Vieira do
Primeiro Orientador: Carvalho, Diana Lúcia Teixeira de
Resumo: A transição capilar se caracteriza pelo abandono de técnicas químicas e físicas de alisamento de modo a proporcionar textura natural aos cabelos e uma vez que este processo age sobre um fator importante para a imagem e auto estima das mulheres pode acarretar situações potenciais de vulnerabilidade no contexto do consumo. O presente estudo teve como objetivo apontar as relações existentes entre as experiências relatadas por sete mulheres participantes que deixaram de utilizar processos químicos e físicos no cuidado com os cabelos aderindo a transição capilar com o modelo conceitual de vulnerabilidade e resiliência do consumidor proposto por Baker e Mason (2012). A pesquisa foi realizada de forma qualitativa através da coleta de falas em uma entrevista semi estruturada posteriormente analisada em busca de elementos caracterizadores de estados de vulnerabilidade no consumo e mecanismos de resiliência utilizados pelas participantes. Os resultados demonstraram que algumas participantes encontraram-se em situações de vulnerabilidade do consumidor relacionada a falta de informações sobre produtos ou serviços e que relataram pressões sociais sobre a aparência. Como mecanismos de resiliência, as participantes relataram o empoderamento pessoal, a criação de comunidades de apoio, próximas ou virtuais, para vencer a lacuna de informações sobre o tema e escolhas mais conscientes sobre o consumo estético. Os estudos sobre o tema da transição capilar apontam ainda que houve um aumento do número de produtos para cabelos naturais no mercado, desde que o movimento se iniciou, caracterizando-se como mecanismo de adaptação do mercado a determinada demanda.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Transição capilar
Vulnerabilidade do consumidor
Vulnerabilidade e resiliência do consumidor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35542
Data do documento: 14-Abr-2025
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DVN18082025.pdf931,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons