Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35546
Tipo: | TCC |
Título: | Análise da eficácia da implementação de metodologias ativas no ensino de histologia: uma revisão integrativa |
Autor(es): | Amorim, Juliana Machado |
Primeiro Orientador: | Vieira, Giciane Carvalho |
Resumo: | O ensino de histologia tradicionalmente utiliza métodos expositivos, mas as metodologias ativas vêm sendo introduzidas para promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada através da compreensão profunda dos conceitos, retenção mais duradoura do conhecimento, estimulando o desenvolvimento de habilidades cognitivas. O objetivo dessa revisão integrativa a foi avaliar a eficácia da implementação de metodologias ativas no ensino de histologia. A revisão integrativa foi conduzida através de uma revisão extensiva nas bases de dados Capes Periodicos e Lilacs incluindo artigos publicados em inglês e português, entre os anos de 2020 e 2024, utilizando combinações de descritores controlados. Foram encontrados 18 artigos para seleção final, incluindo 11 artigos e excluindo 07 artigos. Os resultados indicaram que as metodologias ativas de ensino contribuem para uma maior retenção de conhecimento e, melhora do desempenho acadêmico. A revisão sugere que a implementação de melhora o desempenho acadêmico e a motivação dos estudantes, embora mais estudos experimentais sejam necessários para confirmar esses achados em contextos variados. |
Abstract: | Histology teaching traditionally uses expository methods, but active methodologies have been introduced to promote more meaningful and contextualized learning through a deep understanding of concepts, longer-lasting retention of knowledge, stimulating the development of cognitive skills. The objective of this integrative review was to evaluate the effectiveness of implementing active methodologies in teaching histology. The integrative review was conducted through an extensive review in the Capes Periodicos and Lilacs databases, including articles published in English and Portuguese, between the years 2020 and 2024, using combinations of controlled descriptors. 18 articles were found for final selection, including 11 articles and excluding 07 articles. The results indicated that active teaching methodologies contribute to greater knowledge retention and improved academic performance. The review suggests that implementation improves students' academic performance and motivation, although more experimental studies are needed to confirm these findings in varied contexts. |
Palavras-chave: | Abordagem pedagógica renovadora; Aprendizagem ativa; Desempenho acadêmico. Aprendizagem ativa Desempenho acadêmico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Morfologia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35546 |
Data do documento: | 2-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Morfologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JMA2602025.pdf | 740,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons