Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35606
Tipo: | TCC |
Título: | Os desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência na educação de jovens e adultos: percepções dos professores |
Autor(es): | Medeiros, Yasmim Kelly Ramos |
Primeiro Orientador: | Furtado, Quézia Vila Flor |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo refletir sobre os desafios enfrentados por estudantes com deficiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir das percepções dos professores. A pesquisa, de abordagem quantitativa, foi realizada por meio de questionário online, organizado pelo Google Forms e enviados através de grupo de professores no Whatsapp a 20 professores das redes municipal de João Pessoa-PB e estadual da Paraíba. O estudo foi fundamentado em autores como Paulo Freire (1996), Arroyo (2017), Mello (2016), Sassaki (2009), além da LDB (Lei nº 9.394/1996), da LBI (Lei nº 13.146/2015) e da Constituição Federal de 1988. Os resultados mostraram que a maioria dos professores entrevistados já receberam estudantes com deficiência em suas turmas, mas muitos afirmam não se sentir totalmente preparados para promover uma inclusão efetiva. As principais dificuldades apontadas foram a ausência de materiais pedagógicos adaptados, a falta de acessibilidade em algumas escolas e a carência de formação continuada. Apesar disso, os docentes demonstram interesse em adaptar atividades. Verificou-se ainda que os estudantes com deficiência encontram na EJA um espaço de acolhimento, socialização e oportunidade de exercer sua cidadania. Conclui-se que a inclusão na EJA exige não apenas a dedicação dos professores, mas também políticas públicas consistentes e eficazes, investimento em recursos pedagógicos e apoio especializado. Assim, a EJA se reafirma como espaço de justiça social, dignidade e transformação de vidas. |
Abstract: | This Final Paper aims to reflect on the challenges faced by students with disabilities in Youth and Adult Education (EJA), from the perspective of teachers. The research, with a quantitative approach, was conducted through an online questionnaire, organized via Google Forms and distributed to 20 teachers from the municipal network of João Pessoa-PB and the state network of Paraíba, through a WhatsApp group of educators. The study was based on authors such as Paulo Freire (1996), Arroyo (2017), Mello (2016), and Sassaki (2009), as well as the LDB (Law No. 9.394/1996), the LBI (Law No. 13.146/2015), and the Federal Constitution of 1988. The results showed that most of the teachers interviewed have already received students with disabilities in their classes, but many reported not feeling fully prepared to promote effective inclusion. The main difficulties identified were the lack of adapted teaching materials, the absence of accessibility in some schools, and the shortage of continuing education. Nevertheless, the teachers expressed interest in adapting activities. It was also observed that students with disabilities find in EJA a space for support, socialization, and an opportunity to exercise their citizenship. It is concluded that inclusion in EJA requires not only the dedication of teachers, but also consistent and effective public policies, investment in pedagogical resources, and specialized support. Thus, EJA reaffirms itself as a space of social justice, dignity, and life transformation. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Inclusão Pessoa com deficiência Acessibilidade Capacitismo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35606 |
Data do documento: | 28-Ago-2025 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
YKRM29082025.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons